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Como receber um novo colaborador

Índice

Introdução
Passo 1 - Identificar os problemas de uma integração
Passo 2 - Preparar a equipa e o espaço
Passo 3 - Acompanhar e avaliar

Introdução

As informações semeadas durante a entrevista com o candidato sobre a empresa e sobre funções a desempenhar, certamente não foram suficientes para que o novo colaborador se ajuste rápida e eficazmente ao novo posto de trabalho. O sucesso ou insucesso desta integração, bem como tudo o que este pode trazer de valor acrescentado à empresa, depende da atitude do próprio, mas também da atitude de colegas de trabalho, das chefias e da informação que este obtém ou lhe é fornecida. Que aspectos ter em conta e como preparar a integração de um novo colaborador na empresa?

Passo 1 - Identificar os problemas de uma integração

Muitos dos novos recrutados não ultrapassam os primeiros meses de ligação à empresa e outros tantos não vão além de um a dois anos de permanência. As consequências, além do nível de rotatividade que um ambiente inseguro e instável imprime, são custos acrescidos decorrentes não só das despesas efectuadas no recrutamento e selecção mas também nas indemnizações. O que mais pode contribuir para esta instabilidade em termos de relações, por falta de uma integração adequada dos profissionais na empresa, são fenómenos como a rejeição.

A integração de um desconhecido tende a originar instintos de defesa, ou pelo menos, atitudes de desconfiança no seio da equipa onde será integrado. Estes podem decorrer de receios respeitantes às mudanças que sempre acontecem, e porque pode interferir ou condicionar as expectativas profissionais de outros elementos. As questões típicas que se levantam perante um novo colaborador são: O novo colaborador tanto se pode deparar com um ambiente amigável como com um ambiente desconfiado. A interacção entre todos os elementos da equipa, incluindo o novo colaborador, é que direcciona o rumo dos acontecimentos. Ou surgirá apoio mútuo ou os colegas podem tender a dificultar-lhe a "vida": O papel do recrutador, da chefia e da equipa, é fundamental nesta fase inicial. Por isso, preparar ou apoiar somente o novo colaborador não é suficiente. Há que preparar toda uma equipa e um espaço.

Passo 2 - Preparar a equipa e o espaço

Para evitar situações negativas, terá de fornecer à sua equipa todas as informações que esclareçam receios e/ou dúvidas que a admissão de um novo colaborador pode suscitar, para que quando este se apresente já não seja um desconhecido. Há também que preparar um conjunto de acções que facilitem a integração do recrutado na empresa e a sua socialização organizacional, quer com a equipa quer com a hierarquia. Sugerem-se alguns dos possíveis procedimentos a adoptar: É conveniente que durante esta fase o recrutador acompanhe e avalie o novo funcionário, pois no fim do período experimental, deverá decidir se procederá à sua contratação efectiva ou não. Para que não se veja confrontado com informações avulsas que não reflectem o real valor do novo empregado, o recrutador pode munir-se de metodologias que permitam aferir, com o máximo de objectividade possível, as qualidades e dificuldades do recrutado, podendo assim tomar as decisões mais justas quanto possível.

Passo 3 - Acompanhar e avaliar

Embora existam vários modelos, métodos e teorias sobre a condução de avaliações de desempenho, nenhum deles resulta a 100%. Duas pessoas diferentes podem obter resultados de avaliações diferentes, quer por simpatizar mais ou menos com determinados colaboradores, por se aperceber de questões que outro avaliador não se aperceberia, quer por matematizar em demasia o desempenho, não podendo incluir na avaliação factores imprevistos e, por vezes, impossíveis de calcular. Utilize questões de base, organizadas, como um instrumento e não como "o instrumento". Estas servem somente como um apoio.

Instrumentos de apoio ao acompanhamento e avaliação de desempenho

Sugere-se a utilização dos seguintes instrumentos:
Nome: 
Empresa:  Função:
 Assinale com um "X" o grau correspondente a cada factor 
 Conhecimentos Profissionais Não Satisfaz  Satisfaz   Bom Muito Bom
* Conhecimentos de vendas        
* Conhecimentos de Word        
 Características Pessoais         
* Relacionamento interpessoal        
* integração na equipa/cultura empresa        
 Desempenho Profissional         
* Cumprimento do plano de visita a clientes        
* Resultados alcançados        
 Expectativas Relativas à superação dos aspectos menos positivos 
 Especifique os aspectos menos positivos desta avaliação que considera superáveis através de formação ou experiência profissional e aqueles que considera estruturais da sua personalidade, pelo que dificilmente superáveis:
Superáveis:


Não Superáveis:


 Proposta relativa à sua contratação 
 Tendo em conta a presente avaliação propõe-se:
Admissão efectiva:
Novo contrato a termo certo:
Desvinculação da Empresa:

  ____/____/____    Assinatura do Responsável: 



Bibliografia Referências

Autor: PME Negócios