Subscreva a nossa Newsletter
Pesquisar
home > Manuais de Gestão > Recursos Humanos

Vantagens e desvantagens do trabalho em equipa

Índice

Introdução
Trabalho está a mudar
Vantagens do trabalho em equipa
Segredos para o êxito
Os riscos das equipas
Resumo


Introdução

A solução para a maioria dos problemas que afecta as organizações começou, de repente, a escrever-se com três palavras apenas: trabalho de equipa. Um conceito mágico onde se deposita a esperança de cura da maioria das doenças das pequenas e médias empresas (PME). Mas por que razão, de um dia para o outro, algo que já existia ganhou tanto destaque?


Trabalho está a mudar

A resposta passa pela mudança de natureza do próprio trabalho, que passou a estar: Ou seja, até há pouco tempo, os projectos permitiam a divisão de tarefas a tal ponto que as pessoas não precisavam de trabalhar juntas para que todas as peças se unissem no final. Agora as coisas dificilmente se passam assim. O trabalho de muitas PME está dependente do conhecimento e, como tal, não avança de forma sistemática. Cresce e transfigura-se à medida das colaborações e dos contributos de cada especialista.


Vantagens do trabalho em equipa

É desta estreita colaboração que nascem as vantagens do trabalho de equipa. Algumas tão evidentes que, por vezes, são esquecidas:


Segredos para o êxito

Como em tudo, também a formação de uma equipa obedece a requisitos, sobretudo se o objectivo for o sucesso. As principais regras adaptam-se a todos os sectores onde operam as PME:


Os riscos das equipas

Apesar de os factores positivos serem muitos, o trabalho de equipa não está destituído de alguns problemas, aos quais os responsáveis das PME deverão estar atentos para evitar danos irreversíveis.

Mais acertado do que pensar de que forma a equipa poderá atingir o sucesso, é questionar se vale mesmo a pena criá-la. É que nem sempre ela é a solução para todos os problemas. Em vez de trazer aumento de produtividade, imaginação e novas abordagens para estruturas caducas, acaba por originar mais problemas.

Assim, antes de avançar para a formação de uma equipa, os responsáveis das PME devem ponderar, respondendo a três perguntas fundamentais:


Resumo

Vantagens

Desvantagens

  Bibliografia   Referências

Autor: Webtexto