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Como estruturar um processo de recrutamento

Índice

Introdução
Etapa 1 - Defina os cargos com rigor
Etapa 2 - Descubra os melhores profissionais
Etapa 3 - Crie formulários de candidatura adequados
Etapa 4 - Leia as entrelinhas dos currículos
Etapa 5 - Seleccione os candidatos por testes psicotécnicos
Etapa 6 - Faça uma entrevista inteligente
Etapa 7 - Confirme as informações
Etapa 8 - Escolha o vencedor


Introdução

Contratar os melhores profissionais é um dos segredos para o sucesso sustentado das empresas. Por isso, o processo de recrutamento é um elemento crítico da gestão numa envolvente tão competitiva quanto a actual. Há empresas que seguem a teoria de que se as novas pessoas contratadas não se derem bem ou se a empresa não estiver satisfeita com a sua performance, então resta-lhes a rescisão do contrato. Mas há outras empresas que preferem, correctamente, seguir o caminho da prevenção: apostam num processo de recrutamento cuidadoso e bem estruturado.

Lembre-se sempre de que as pessoas são o seu activo mais precioso. É essencial saber como estruturar um processo de recrutamento eficaz para seleccionar os melhores candidatos. Não existem "atalhos" que permitam às empresas descobrir e contratar os melhores candidatos; o processo leva tempo porque exige planeamento, comprometimento de todos, em especial da gestão de topo, e trabalho árduo. Eis as principais etapas para estruturar um processo de recrutamento eficaz.


Etapa 1 - Defina os cargos com rigor

Antes mesmo de começar o processo de recrutamento propriamente dito, é importante definir objectivamente os cargos para os quais está a recrutar. Reveja todas as funções inerentes a cada um deles. Não preencha imediatamente uma vaga assim que o empregado que a ocupava sai da sua empresa; talvez você chegue à conclusão que ela nem sequer tenha que ser preenchida porque, depois de analisar as funções inerentes a ela constatou que podem ser incluídas noutro cargo ou até desempenhadas por trabalhadores temporários em épocas em que haja "picos" de trabalho.


Etapa 2 - Descubra os melhores profissionais

Em termos gerais, há cinco formas de descobrir os melhores candidatos. Elas são:


Etapa 3 - Crie formulários de candidatura adequados

Na maioria das empresas, é dada pouca atenção aos formulários de candidatura; são considerados necessários, mas não indispensáveis, nos quais os candidatos registam informações de rotina: nome, morada, telefone e algumas linhas para descreverem informações relativas a empregos anteriores e habilitações académicas. No fundo, é um resumo demasiado simplificado do currículo e não ajuda os empregadores a obterem informações adicionais relevantes acerca dos candidatos. Eis algumas características de um formulário de candidatura eficaz:


Etapa 4 - Leia as entrelinhas dos currículos

Quando os currículos começam a chegar ao departamento de recursos humanos da sua empresa - depois de ter colocado um anúncio no jornal, contactado uma agência de empregos, um gabinete de estágios de uma universidade, uma empresa de recrutamento, entre outros - é importante que os registe numa base de dados de candidatos. Em seguida, separe os mais relevantes e arquive os que anula logo de início.

Analise cuidadosamente os currículos que mais suscitaram o seu interesse e aprenda a "ler nas entrelinhas", seguindo os conselhos seguintes:


Etapa 5 - Seleccione os candidatos por testes psicotécnicos

Esta é mais uma etapa de selecção e filtragem de candidatos. Já conhece os currículos deles, agora é altura de provar algumas das suas qualificações práticas e aprofundar um pouco mais os seus conhecimentos acerca do perfil psicológico deles.

Pode fazer os testes psicotécnicos em grupo, reunindo os candidatos numa sala. As respostas são individuais e confidenciais. No final, estas devem ser analisadas e avaliadas por uma equipa de especialistas. Esta etapa é complexa e morosa, por isso, é muitas vezes eliminada dos processos de recrutamento mais simples ou, no outro extremo, é uma das principais causas por que muitas empresas subcontratam outras empresas especializadas em recursos humanos para fazerem a triagem dos candidatos.


Etapa 6 - Faça uma entrevista inteligente

Escolhidos os candidatos mais adequados ao cargo vago através dos seus currículos e dos resultados dos testes psicotécnicos (se tiverem sido realizados), chegou a hora de os conhecer pessoalmente. Estabeleça o tempo adequado para cada entrevista e saiba exactamente quando e como as deve terminar. Há dezenas de perguntas que poderá fazer, dependendo do tipo de cargo a ser preenchido e do estilo e necessidades pessoais do entrevistador. Porém, existem oito questões básicas que deverá fazer aos candidatos, essenciais para conhecer melhor o seu perfil profissional e pessoal e confirmar algumas das referências feitas no currículo e nos testes. As perguntas são:


Etapa 7 - Confirme as informações

Um recrutador não deve confiar cegamente nas informações de um currículo. É frequente os candidatos "exagerarem" nas suas qualificações e mesmo incluírem dados falsos. Entretanto, a empresa que recruta tem duas opções: ou confirma todos os dados ou arrisca e não confirma nenhum. Se o seu caso for o primeiro, então atente aos conselhos seguintes:


Etapa 8 - Escolha o vencedor

Neste momento, já deverá estar em condições de seleccionar o candidato ideal. Lembre-se: quanto melhor profissional ele for, maiores serão também as suas exigências. Mas se acha que de facto já encontrou a pessoa certa, entre em acção imediatamente e atente aos conselhos seguintes:   Bibliografia   Referências

Autor: Portal Executivo