Subscreva a nossa Newsletter
Pesquisar
home > Manuais de Gestão > Recursos Humanos

Como entrevistar um candidato

Índice

Introdução
Passo 1 - Escolha as melhores condições físicas e materiais
Passo 2 - Pense no que espera do candidato
Passo 3 - Prepare os temas
Passo 4 - Recorra a técnicas para a condução da entrevista
Passo 5 - Adopte uma atitude adequada
Passo 6 - Conclua a entrevista
Passo 7 - Tome a decisão final

Introdução

A entrevista representa um momento fulcral no processo de recrutamento. Provavelmente trata-se da primeira vez que recrutador e candidato se encontram, podendo dar origem a uma colaboração com vantagens recíprocas. Este é um momento que gera tensões bilaterais, já que ambas as partes se encontram pressionadas. Por um lado o recrutador tem necessidade de encontrar o profissional certo e, por outro, o candidato submete-se a uma prova que poderá determinar ou não o seu futuro profissional.

Para que ambos atinjam os objectivos é necessário que ambas as partes obtenham informações necessárias à tomada de decisão e esta deve decorrer num clima favorável.

Passo 1 - Escolha as melhores condições físicas e materiais

Uma entrevista assemelha-se a uma relação de negócios, onde a atenção ao pormenor deve ser tida em conta. Para que esta comunicação decorra sem interferências é necessário criar as várias condições:

A entrevista deverá decorrer num espaço: Além disso:

Passo 2 - Pense no que espera do candidato

Embora se pretenda que a entrevista decorra com transparência, é natural que o candidato, sem faltar à verdade, omita os aspectos menos positivos e realce os factores que o valorizem ou facilitem a ocorrência de uma decisão que lhe seja favorável. A tendência natural pode levá-lo a: Antes de realizar qualquer entrevista de recrutamento, a empresa terá definido os requisitos da função para a qual se precisa de um colaborador. Estes requisitos estão descritos no chamado job profile, que identifica as qualidades necessárias para um bom desempenho do cargo. Este documento deve servir de base a todo o processo e nunca ser esquecido ao longo das várias fases.

Passo 3 - Prepare os temas

Os temas da entrevista permitem determinar e seleccionar com maior facilidade o candidato ideal. Os mais utilizados oferecem informação sobre: A abordagem destes temas, durante a entrevista, não obedece a qualquer sequência ou ordem pré-definida. Ela deverá surgir com o evoluir do diálogo, será determinada pelas respostas do interlocutor e pela necessidade de recolher elementos relativos ao perfil da função, objectivo que dever ter sempre presente.

Passo 4 - Recorra a técnicas para a condução da entrevista

O objectivo da entrevista é determinar qual o candidato que melhor se posiciona para preencher a vaga em aberto na empresa, quer ao nível das competências profissionais (o saber e querer fazer) quer ao nível das características pessoais, por forma a que as suas motivações e maneira de ser se enquadrem da melhor forma nos objectivos e cultura da empresa. Assim, a entrevista deverá permitir prognosticar o comportamento profissional e social do candidato, através das suas palavras e atitudes.

O entrevistador deverá assumir uma postura natural mas estudada para obter todas as informações necessárias sem bloquear o candidato e para isso sugere-se um conjunto de regras e de procedimentos que lhe permitam atingir os objectivos:

Passo 5 - Adopte uma atitude adequada

Desconfie de si próprio. O estatuto e poder que é naturalmente associado ao entrevistador, assim como as mensagens verbais ou corporais que transmite, são o maior emissor de interferências de comunicação e podem gerar comportamentos no candidato tão dispares como o mutismo, a tentativa de sedução ou a cumplicidade, mascarando assim a sua realidade.

Passo 6 - Conclua a entrevista

Para concluir a entrevista, o entrevistador deverá fazer uma síntese de todos os aspectos importantes durante a interacção com o potencial candidato. Apresentar os pontos fortes, pontos fracos, aspectos positivos e lacunas para o perfil da função pretendido, e obter feed-back sobre os mesmos, permitirá que o candidato esclareça alguns pontos pouco claros ou coloque algumas questões. Seguidamente, o entrevistador poderá concluir que:

Passo 7 - Tome a decisão final

Após a triagem feita, o entrevistador pode-se deparar com diversas situações. Encontrar um único candidato com o perfil adequado ou vários. Se encontrar só um, contacte-o de imediato para não o perder. Se forem vários, então procure alguém que traga valor acrescentado à equipa de trabalho (empresa), alguém que possa colmatar pelo menos algumas das lacunas existentes. Se a equipa carece de um profissional com competências técnicas, pode apostar em alguém mais experiente, se existir estagnação, procure optar por um colaborador com capacidade de iniciativa e de liderança, capaz de impulsionar a mudança. Em qualquer dos casos não só este candidato poderá resolver um problema que se esgote no presente, como poderá ter potencial para evoluir para funções mais exigentes.

Bibliografia Referências

Autor: PME Negócios