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Como gerir a saída de um empregado |
Índice
Introdução
Questionários de saída
Como substituir o empregado
9 passos para lidar com a saída de um empregado
Um belo dia um dos seus melhores empregados pede-lhe para ter uma reunião e anuncia que vai embora. Será difícil substituí-lo?
Pode não ser assim. Saiba reverter uma despedida em benefício da organização.
Num mercado em que os talentos são escassos ou numa pequena e média empresa (PME) em que os melhores correm o risco de se
tornarem fundamentais, um bom empregado faz a diferença. A sua saída provoca preocupações legítimas e o abandono das funções pode
prejudicar os negócios numa primeira fase.
Mas não é o fim. Afinal, ninguém é insubstituível. Perder funcionários até pode não ser um mau sinal, desde que não se torne um
hábito. Assim, quando a tradicional contraproposta não surte efeito, o melhor que pode fazer é tentar inverter a despedida de um
bom elemento num facto positivo para a empresa.
Logo na primeira conversa tente saber e compreender as razões que levam a pessoa a ir-se embora. Perca tempo a falar com o
empregado, pois da parte de quem sai da empresa é comum haver uma visão clara dos pontos fortes e fracos da organização. Como o
colaborador já tem em mente ir-se embora, possui uma ideia descomprometida da empresa, que transmitirá mais facilmente.
A implementação de um inquérito de saída pode ser uma boa ferramenta de trabalho e um bom complemento de informação para a gestão
da empresa.
Pode ser preenchido pela própria pessoa ou ser do tipo entrevista. Mas, por princípio, não deve ser a chefia directa a aplicar o
questionário porque o entrevistado pode ter queixas a fazer, e assim perde liberdade. O mais aconselhável é que seja o
responsável pelos RH a tomar conta do procedimento.
Através da entrevista é possível determinar problemas dentro da sua organização, como a falta de condições de trabalho ou erros e
defeitos nas chefias.
Os questionários de saída devem apurar:
- as razões da saída;
- as oportunidades que oferecem ao seu empregado na outra empresa;
- as razões pelas quais não teve essas oportunidades na sua empresa.
Quando a saída está consumada, a substituição deve ser rápida, mas criteriosa. Em primeiro lugar, observe se existe alguém na
empresa que possa ocupar a função que fica vaga. Se isso não for possível, ponha em marcha o processo de recrutamento e selecção
de um substituto vindo de fora. Mas tanto a solução interna como a externa têm vantagens e inconvenientes.
Solução interna
- Vantagens:
- Custo mais baixo;
- Elimina o risco de não haver encaixe cultural da nova pessoa na
- Organização;
- Oportunidades de carreira aos empregados actuais.
- Desvantagens:
- Morosidade do processo, porque depois da selecção interna terá de arranjar alguém para ocupar a função do empregado
promovido;
- Se houve uma excessiva rotação do pessoal na empresa, há perdas de eficiência;
- Se rejeitar alguns candidatos internos, vai frustrar expectativas.
Solução externa
- Vantagens:
- É um processo que tende a ser mais rápido;
- Sangue novo traz novas ideias e formas de pensar;
- Visibilidade à empresa no mercado de trabalho.
- Desvantagens:
- É bastante mais caro do que o recrutamento interno;
- Pode haver choques culturais do candidato com o grupo e este ser rejeitado;
- Pode frustrar a expectativas dos colaboradores, dando a ideia de que as oportunidades são apenas para os de fora.
- 1) Tenha uma conversa com o funcionário e tente perceber as razões que o levam a ir embora
- 2) Elabore um questionário de saída
- 3) Tire parido de toda essa informação; saiba o que ele pensa dos pontos fortes e fracos da organização
- 4) Certifique-se que a situação é irremediável mas cuidado com contrapropostas que possam desequilibrar a situação financeira
e de justiça salarial da empresa
- 5) Torne calma e civilizada a saída do funcionário; não o retenha demasiado tempo na empresa nem o mande logo embora
- 6) Procure manter o contacto e uma boa relação com o ex-empregado. Este pode vir a transformar-se num bom parceiro de
negócios e num embaixador da empresa
- 7) Redefina o perfil ideal da pessoa para aquele cargo e aproveite para repensar as suas funções dentro da empresa
- 8) Pondere se é melhor arranjar um substituto interno ou externo
- 9) Evite novas saídas criando boas condições de trabalho. Uma taxa de rotação muito alta vai prejudicar-lhe a empresa: isso é
sinal de doença.
Bibliografia
- Albright, Mary & Carr, Clay; 101 Biggest Mistakes Managers Make - And How to Avoid Them; Prentice Hall Press, 1997
- Câmara, Pedro B. & Guerra, Paulo B. & Rodrigues, J. Vicente; Humanator, Dom Quixote. 1999
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