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Manual

Como gerir a saída de um empregado

Índice

Introdução
Questionários de saída
Como substituir o empregado
9 passos para lidar com a saída de um empregado


Introdução

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Um belo dia um dos seus melhores empregados pede-lhe para ter uma reunião e anuncia que vai embora. Será difícil substituí-lo? Pode não ser assim. Saiba reverter uma despedida em benefício da organização.

Num mercado em que os talentos são escassos ou numa pequena e média empresa (PME) em que os melhores correm o risco de se tornarem fundamentais, um bom empregado faz a diferença. A sua saída provoca preocupações legítimas e o abandono das funções pode prejudicar os negócios numa primeira fase.

Mas não é o fim. Afinal, ninguém é insubstituível. Perder funcionários até pode não ser um mau sinal, desde que não se torne um hábito. Assim, quando a tradicional contraproposta não surte efeito, o melhor que pode fazer é tentar inverter a despedida de um bom elemento num facto positivo para a empresa.


Questionários de saída

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Logo na primeira conversa tente saber e compreender as razões que levam a pessoa a ir-se embora. Perca tempo a falar com o empregado, pois da parte de quem sai da empresa é comum haver uma visão clara dos pontos fortes e fracos da organização. Como o colaborador já tem em mente ir-se embora, possui uma ideia descomprometida da empresa, que transmitirá mais facilmente.

A implementação de um inquérito de saída pode ser uma boa ferramenta de trabalho e um bom complemento de informação para a gestão da empresa.

Pode ser preenchido pela própria pessoa ou ser do tipo entrevista. Mas, por princípio, não deve ser a chefia directa a aplicar o questionário porque o entrevistado pode ter queixas a fazer, e assim perde liberdade. O mais aconselhável é que seja o responsável pelos RH a tomar conta do procedimento.

Através da entrevista é possível determinar problemas dentro da sua organização, como a falta de condições de trabalho ou erros e defeitos nas chefias.

Os questionários de saída devem apurar:
  • as razões da saída;
  • as oportunidades que oferecem ao seu empregado na outra empresa;
  • as razões pelas quais não teve essas oportunidades na sua empresa.


Como substituir o empregado

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Quando a saída está consumada, a substituição deve ser rápida, mas criteriosa. Em primeiro lugar, observe se existe alguém na empresa que possa ocupar a função que fica vaga. Se isso não for possível, ponha em marcha o processo de recrutamento e selecção de um substituto vindo de fora. Mas tanto a solução interna como a externa têm vantagens e inconvenientes.

Solução interna

  • Vantagens:
    • Custo mais baixo;
    • Elimina o risco de não haver encaixe cultural da nova pessoa na
    • Organização;
    • Oportunidades de carreira aos empregados actuais.
  • Desvantagens:
    • Morosidade do processo, porque depois da selecção interna terá de arranjar alguém para ocupar a função do empregado promovido;
    • Se houve uma excessiva rotação do pessoal na empresa, há perdas de eficiência;
    • Se rejeitar alguns candidatos internos, vai frustrar expectativas.

Solução externa

  • Vantagens:
    • É um processo que tende a ser mais rápido;
    • Sangue novo traz novas ideias e formas de pensar;
    • Visibilidade à empresa no mercado de trabalho.
  • Desvantagens:
    • É bastante mais caro do que o recrutamento interno;
    • Pode haver choques culturais do candidato com o grupo e este ser rejeitado;
    • Pode frustrar a expectativas dos colaboradores, dando a ideia de que as oportunidades são apenas para os de fora.

9 passos para lidar com a saída de um empregado

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  • 1) Tenha uma conversa com o funcionário e tente perceber as razões que o levam a ir embora
  • 2) Elabore um questionário de saída
  • 3) Tire parido de toda essa informação; saiba o que ele pensa dos pontos fortes e fracos da organização
  • 4) Certifique-se que a situação é irremediável mas cuidado com contrapropostas que possam desequilibrar a situação financeira e de justiça salarial da empresa
  • 5) Torne calma e civilizada a saída do funcionário; não o retenha demasiado tempo na empresa nem o mande logo embora
  • 6) Procure manter o contacto e uma boa relação com o ex-empregado. Este pode vir a transformar-se num bom parceiro de negócios e num embaixador da empresa
  • 7) Redefina o perfil ideal da pessoa para aquele cargo e aproveite para repensar as suas funções dentro da empresa
  • 8) Pondere se é melhor arranjar um substituto interno ou externo
  • 9) Evite novas saídas criando boas condições de trabalho. Uma taxa de rotação muito alta vai prejudicar-lhe a empresa: isso é sinal de doença.
Bibliografia
  • Albright, Mary & Carr, Clay; 101 Biggest Mistakes Managers Make - And How to Avoid Them; Prentice Hall Press, 1997
  • Câmara, Pedro B. & Guerra, Paulo B. & Rodrigues, J. Vicente; Humanator, Dom Quixote. 1999

Autor: Webtexto

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