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Manual

Como introduzir o employeeship na empresa

Índice

Introdução
Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa
Passo 2 - Saiba o que é a cultura employeeship
Passo 3 - Aprenda a ter "bons" empregados
Passo 4 - Implemente uma cultura employeeship na empresa
Passo 5 - Implemente projectos à luz do employeeship

Introdução

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Para assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento de uma empresa, não basta que os proprietários e gestores unam esforços. É necessário o empenho total de todos os empregados. A energia deve ser orientada para a resolução dos problemas e não apenas para os indicar ou encontrar bodes expiatórios.

A boa liderança é uma condição necessária para fazer com que as pessoas dêem o melhor de si mesmas, mas raramente é suficiente. O pessoal de uma empresa funciona melhor se se aplicarem princípios do trabalho em equipa. O sucesso de uma organização deriva do colectivo "vestir a camisola", de haver uma cultura de employeeship, um conceito desenvolvido por Claus Møller.

Os especialistas enfatizam, cada vez mais, a necessidade de reconhecer que as pessoas representam o bem mais importante de uma empresa e que os funcionários têm um melhor desempenho quando dispõem de mais poder para agir. Nesta nova perspectiva o empowerment tornou-se numa palavra-chave. Muitas empresas enfrentam sérias dificuldades em tornar o empowerment numa realidade porque não basta transmitir responsabilidades aos empregados, é necessário haver uma resposta positiva. Os empregados devem ousar, desejar e tomar a iniciativa de assumir responsabilidades.

É aqui que surge o conceito de employeeship que não é mais do que ajudar um empregado a desenvolver-se por sua própria iniciativa. O desenvolvimento pessoal é um pré-requisito para o desenvolvimento da empresa como um todo. Quando a empresa dá oportunidades para o desenvolvimento pessoal, pode atrair e reter empregados competentes e criar um ambiente em que todos estão motivados para dar o melhor de si.

Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa

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Uma empresa que segue a política do employeeship está mais bem preparada para vencer a concorrência e responder às exigências das pessoas internas e externas à empresa. Uma empresa employeeship tem as seguintes vantagens:
  • Maior produtividade - cada indivíduo se esforça por melhorar a sua produtividade pessoal;
  • Melhores relações internas e externas - todos procuram melhorar as suas relações pessoais;
  • Melhor qualidade - todos tentam aumentar a sua qualidade pessoal, levando a uma melhor qualidade dos produtos e serviços e uma maior qualidade departamental e empresarial;
  • Mais energia - todos se encontram empenhados no sucesso da empresa. A energia do conjunto é mobilizada para o trabalho do dia-a-dia, como para a implementação de mudanças quando tal é necessário;
  • Melhor trabalho de equipa - todos dão o seu melhor
  • Melhor capacidade de adaptação - todos possuem uma atitude positiva perante o ser-se multifuncional, estão preparados para fazer o que é necessário;
  • Objectivos comuns - os empregados partilham a mesma visão e esforçam-se para que esta se torne uma realidade. A empresa, os departamentos e os empregados têm objectivos comuns e todos se esforçam no mesmo sentido;
  • A empresa que aprende e evolui - uma organização em que todos beneficiam do saber e aptidões dos colegas e aprendem uns com os outros sem limites hierárquicos, profissionais e outras demarcações;
  • Melhor ambiente - caracterizado pelo empenho, abertura, respeito mútuo e bom humor.

Passo 2 - Saiba o que é a cultura employeeship

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Quando todos os empregados se encontram empenhados na sobrevivência e desenvolvimento da empresa, esta possui uma cultura employeeship. Desta cultura fazem parte três aspectos fundamentais:
  • Responsabilidade - um indivíduo só se sente empenhado no sucesso da empresa se se sentir responsável pelos resultados alcançados por ela. Para se criar uma base para uma cultura employeeship, quer ao nível dos quadros superiores, médios e elementos do pessoal, na qual todos assumam responsabilidades, é necessário:
    • Dar menor ênfase ao papel e importância do gestor;
    • Uma mudança da atitude relativamente às pessoas mantida por muitos gestores de negócios;
    • Uma mudança de atitude entre muitos elementos do pessoal;
    • O afastamento da forma tradicional de distribuição de trabalho e responsabilidades existentes em muitas empresas.
  • Lealdade - quando os empregados de uma empresa se sentem responsáveis pelo sucesso ou fracasso da mesma, constitui-se uma base para um bom desempenho em equipa caracterizado pela lealdade. Um empregado leal:
    • Sente-se satisfeito quando o departamento ou a empresa é bem sucedido/a;
    • Toma medidas e defende a empresa se esta se encontra ameaçada;
    • Apresenta críticas construtivas, mas não as divulga para lá do círculo da empresa.
  • Iniciativa - a iniciativa não pode ser alcançada sem um certo nível de responsabilidade e lealdade. Os empregados dificilmente tomarão a iniciativa de melhorar ou "salvar" a empresa se não se sentirem responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso. E, tomar a iniciativa de fazer algo no interesse da empresa é também mostrar lealdade. Mas iniciativa não é apenas iniciar um projecto no interesse da empresa, trata-se igualmente de terminá-lo e implementá-lo.

Passo 3 - Aprenda a ter "bons" empregados

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Uma empresa que adopta o employeeship como política ultrapassa o conceito do empowerment, porque os seus gerentes delegam activamente poder e responsabilidades aos funcionários e estes querem assumir o poder e a responsabilidade para o seu próprio desempenho mas também para os resultados da empresa.

Para conseguir a excelência no employeeship, é necessário:
  • Colocar as pessoas em primeiro lugar
  • Ter pessoas de qualidade, com uma boa selecção prévia
  • Delegar poderes para gerentes e empregados
  • Administrar para todos.
Mas os próprios funcionários da empresa podem desenvolver por si mesmo a sua política de employeeship adoptando, por exemplo, as seguintes atitudes:
  • Ser responsável pela própria vida
  • Estar consciente que se não consegue fazer melhor é apenas a si que pode culpar
  • Ser co-responsável pelos sucessos da equipa em que está inserido
  • Fazer um esforço para se comprometer com o trabalho
  • Pensar que tudo o que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito
Ao dar o melhor de si mesmo não é apenas a empresa que beneficiará, os maiores benefícios irão para o próprio funcionário.

Passo 4 - Implemente uma cultura employeeship na empresa

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Os gestores podem organizar um programa para o desenvolvimento de uma cultura employeeship numa empresa. Para o desenvolvimento de uma cultura sólida de employeeship podem ser seguidos sete passos, cuja adopção deve ter em conta as especificidades de cada empresa, o seu mercado e a sua envolvente.
  • Preparação
    • Análise da cultura employeeship na empresa;
    • Identificação dos seus pontos fortes e fracos;
    • Determinação das melhorias necessárias;
    • Criação de uma comissão directiva para gerir e coordenar o processo;
    • Preparação de propostas para a filosofia e política employeeship da empresa;
    • Determinação dos objectivos gerais para a implementação e manutenção de uma cultura employeeship. Estes são coordenados com os restantes objectivos, políticas e estratégias da empresa;
    • Preparação de um plano de acção preliminar;
    • Organização do marketing interno do processo.
  • Empenho da direcção
    • A filosofia, os objectivos e a política employeeship são apresentados para discussão a todos os gestores num ou mais seminários. O plano de acção preliminar é apresentado e são feitos os ajustes necessários;
    • Os dirigentes de todos os níveis comprometem-se a participar activamente no processo e a apoiá-lo abertamente.
  • O employeeship para todos
    • Todos os empregados participam nos seminários com o objectivo de atingir uma consciencialização employeeship e mobilizar a energia global para assegurar o sucesso da empresa.
    • Todos os empregados fazem um teste individual employeeship;
    • Todos os empregados preparam um plano de acção referente ao que farão no futuro para assumir responsabilidades, ser leais e utilizar a sua iniciativa.
  • O employeeship a nível departamental
    • O departamento define o que pretende como cultura employeeship;
    • É avaliado o nível de cultura employeeship no departamento;
    • São identificados os pontos fortes e fracos do departamento;
    • Este prepara planos de acção para melhorar a sua cultura employeeship;
    • Os planos de acção são implementados;
    • O processo é cuidadosamente controlado, e quaisquer correcções e adaptações que se revelem necessárias são imediatamente levadas a cabo.
  • Os sistemas, políticas e princípios da empresa: Tendo em vista facilitar a implementação e manutenção da cultura employeeship, os seguintes aspectos - que serão tratados de acordo com a missão e visão da empresa - devem ser tidos em consideração:
    • Sistemas de remuneração e reconhecimento;
    • Sistemas de informação;
    • Planeamento de carreiras;
    • Entrevistas de avaliação;
    • Procedimentos para admissão de empregados;
    • Contratos de trabalho;
    • Formação adicional;
    • Política de recursos humanos;
    • Código ético.
É identificado o estilo de gestão dominante e, se necessário, são iniciados programas com os seguintes objectivos:
  • Reduzir a burocracia;
  • Minimizar os limites hierárquicos;
  • Promover os princípios existentes numa empresa em que se aprende e evolui;
  • Introduzir os princípios do empregado multifuncional;
  • Definir claramente a visão, a missão, os objectivos e estratégias;
  • Coordenar os objectivos da empresa com os objectivos dos indivíduos;
  • Estabelecer contractos emocionais - trata daquilo que as pessoas de uma empresa esperam umas das outras, é informal, raramente é escrito, é implícito e não tem validade legal.
  • A "caixa de ferramentas": Desenvolve-se uma "caixa de ferramentas" employeeship. Esta deve conter a filosofia employeeship da empresa, os seus objectivos, políticas e estratégias. Deve conter também inspiração, ferramentas e métodos concretos para o desenvolvimento do employeeship a todos os níveis.
    • Manter o entusiasmo": Cria-se uma equipa employeeship para manter e desenvolver, através de actividades regulares, a cultura employeeship da empresa; esta deve ser regularmente sujeita a controlo.

    Passo 5 - Implemente projectos à luz do employeeship

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    Para implementar um projecto, ou seja, concluir algo com eficácia ou atingir o objectivo fixado é necessário:
    • Definir claramente o objectivo, que deve
      • ser claramente formulado
      • ser realista
      • constituir um desafio
      • ter um prazo limite
      • valer a pena
    • Definir responsabilidades
      • Uma pessoa apenas deve ser responsável pela conclusão do projecto dentro do prazo limite
      • O gestor de projecto deve assumir essa responsabilidade e actuar em conformidade com a mesma
      • O gestor de projecto deve possuir autoridade suficiente para tomar todas as decisões necessárias durante a realização do projecto.
      • As suas decisões devem ser respeitadas
      • O gestor de projecto deve dispor de um orçamento próprio
    • Ser orientado: Adoptar um tipo de planeamento orientado para a obtenção de resultados
    • Ser consistente - da não realização das tarefas atribuídas no prazo combinado e como prometido, deverão resultar consequências negativas, tanto para o gestor de projecto como para os elementos do pessoal envolvidos.
    • Remover obstáculos.
    Glossário
    • Empowerment - técnicas de gestão que consiste na delegação de poder ao empregado
    • Employeeship - conceito desenvolvido por Claus Møller que significa ajudar o empregado a desenvolver-se por sua própria iniciativa. Um empenho pessoal especial no sucesso da empresa.
    • Cultura employeeship - estádio no qual todos os empregados se encontram profundamente empenhados na sobrevivência e desenvolvimento da empresa.
    Bibliografia
    • Møller, Claus; Employeeship, Mobilizar a energia de todos para vencer, 1996, Edições TMI Publishing A/S
    • Møller, Claus; Employeeship - como Maximizar o Desempenho Pessoal e Organizacional, 1995, Pioneira
    • Møller, Claus; My Life Tree, 1983, Edições TMI Publishing A/S
    Referências

    Autor: PME Negócios

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