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Como se utiliza a Internet |
Índice
Introdução
Passo 1: Como aceder à Internet
Passo 2: Como aceder a um site
Passo 3: Como utilizar as ferramentas de procura de informações
Passo 4: Como criar um directório de sites favoritos
Passo 5: Como fazer compras online
Passo 6: Como pedir ajuda
Conclusão
A Internet é uma rede de computadores interligados que comunicam entre si através de redes de telecomunicações. A World Wide
Web (normalmente confundida com a Internet) utiliza a rede da Internet para interligar os websites. A Internet oferece
ainda uma variedade de outras formas de recursos de comunicação, incluindo o e-mail (correio electrónico), os grupos de
discussão, entre outros.
Desde o início, a Web foi um local de pesquisa de informação para a comunidade académica, mas nos últimos anos
transformou-se numa fonte de informações para todo o público em geral. As páginas da World Wide Web oferecem informações
relativamente aos mais variados assuntos, desde notícias actualizadas ao minuto, a fontes de pesquisa bibliográfica (bibliotecas,
universidades, etc.), a jogos online, a cursos via Internet, entre muitos outros.
A Internet é, antes de mais, uma ferramenta. O empresário não deve olhar para ela como um fim em si mesmo, ou seja, como algo
que, miraculosamente, irá resolver todos os problemas, mas sim como um meio que acrescenta valor à sua empresa. Desde que bem
utilizada, ela gera acréscimos de produtividade e de eficiência dado que, quer o modelo de negócio, quer a forma de funcionamento
da empresa, podem ser alterados de uma forma relevante.
Para aceder à Web precisa de:
- Um computador ou de qualquer outro dispositivo preparado para aceder a ela - basta um telemóvel, por exemplo;
- Um modem ou qualquer outro equipamento electrónico que traduza os sinais digitais do computador para sinais que podem
passar pelas linhas telefónicas;
- Contratar os serviços de um ISP - Internet Service Provider, ou seja, de um fornecedor de acesso à Internet (exemplos de
ISP's em Portugal: Telepac, Clix, IOL, IP, etc.).
Através do modem ou de qualquer placa de comunicações e do ISP, você poderá explorar toda a informação que está
disponível na Web utilizando um programa de software chamado browser (pesquisador) da Web, que é
instalado nos computadores dos utilizadores - os mais comuns são o Netscape Navigator e o Microsoft Internet Explorer. É o
browser que permite ao cibernauta aceder aos sites que pretende, bastando para isso que digite o endereço da
página pretendida
No início da Web, os sites eram ainda muito rudimentares. Continham informações apenas no formato de texto e tinham
designs muito pobres. Mas tudo mudou. Hoje, têm grafismos elaborados, suportam informações nos mais variados formatos,
contêm material multimédia, nomeadamente imagens de vídeo, animações interactivas, sequências de sons, etc., o que gerou outro
problema: nem todos os computadores têm capacidade para processar tanta informação nem possuem todo o software de suporte
necessário para visualizar o conteúdo e animação dos sites.
Os endereços dos sites da Web são designados URL - Universal Resource Locator, que têm duas partes distintas: a primeira é
o protocolo, que diz ao browser qual o tipo de site que está a tentar contactar (um website, um site
de transferência de ficheiros, etc.) - o protocolo para comunicações na Web é o http - Hypertext Transfer Protocol; a segunda
é o nome do domínio e funciona como um endereço, que termina com o código do tipo do site (opcional) e o do país de
origem. Exemplos:
- http://www.amazon.co.uk - ".co" significa que é um site
comercial (também pode ser "com"; "uk" significa que é do Reino Unido (United Kingdom); "pt" é o código para Portugal.
Passo 3: Como utilizar as ferramentas de procura de
informações |
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Nos biliões de páginas disponíveis na Web, é difícil um cibernauta encontrar facilmente determinado tipo de informações se
não tiver os endereços concretos dos sites que procura. Por isso, existem várias ferramentas de pesquisa de informações
que facilitam esta árdua tarefa. Eis alguns exemplos:
Motores de busca
Os motores de busca são ferramentas de pesquisa de informações na Web, que ajudam os cibernautas a encontrar os sites
que contêm as informações que eles desejam. São uma das ferramentas mais poderosas de procura de dados. Muitos deles estão
incluídos em portais, como é o caso do Yahoo!, do SAPO, etc.
Os motores de busca mais populares são:
Apesar de cada motor de busca registar as informações de forma diferente e funcionar de maneira ligeiramente distinta, em
termos gerais, para aceder a estes e outros motores de busca e procurar informações basta seguir os passos seguintes:
- Digitar o endereço completo do motor a que pretende aceder.
- Procurar o campo destinado à pesquisa. Normalmente, é uma janela que diz "Pesquisa", "Busca" ou "Search", na qual
deverá escrever as palavras chave relacionadas com as informações que pretende. Há motores de busca que estão divididos por
categorias, que o utilizador deverá seleccionar antes de introduzir as palavras chave, o que limitará o universo da pesquisa. Por
exemplo, se uma das categorias é "Cinema" e você procura informações acerca de um determinado actor de cinema, então não deverá
dirigir a busca para toda a Web, mas apenas para essa categoria. Ao seleccionar a categoria "Cinema", o motor de busca
limitar-se-á a esse tema.
- Depois de ter introduzido as palavras-chave, o motor de busca apresentará uma lista todos os sites relacionados com
elas e uma ou duas linhas a descrever o conteúdo de cada site.
- Depois de visualizar os sites da lista, o cibernauta poderá aceder aos que lhe interessam "clicando" com o cursor do
"rato" sobre o site pretendido. Desta forma, entrará directamente nele.
Directórios
Os directórios Web são listas organizadas por categorias e subcategorias de temas que o cibernauta pode visualizar,
procurando os sites que pretende e acedendo directamente a eles. São as "Páginas Amarelas" da Web; aliás, as
próprias "Páginas Amarelas" (www.paginasamarelas.pt) têm um
directório disponível online. Ao contrário dos motores de busca, não poderá fazer pesquisas por palavras-chave; como eles
estão organizados por categorias, terá que saber em qual delas é que se insere o assunto que procura.
Depois de escolhida a categoria e/ou subcategoria, o utilizador deverá percorrê-la até encontrar o site que pretende. Para
aceder a ele, basta "clicar" sobre o seu endereço com o cursor do "rato".
Exemplos de directórios Web:
À medida que for utilizando mais a Internet, verá que há sites a que acede com maior frequência e outros cujo endereço não
quer esquecer. Para aceder mais rapidamente a eles, sem ter que passar pelos motores de pesquisa ou ter que procurar onde é que
escreveu determinado endereço, o Internet Explorer permite que crie um directório com uma ligação (link) directa a esses
sites.
Para o fazer, siga os passos seguintes:
- Aceda ao site que pretende adicionar ao directório de "Favoritos".
- Procure o botão "Favoritos" (ou "Favourites") na "Barra de ferramentas" principal no topo da janela do Internet
Explorer (a barra de ferramentas mantém-se visível, independentemente do site que está a ser visitado). "Clique" com o
cursor do "rato" sobre ele. Do lado esquerdo do écran abrir-se-á uma nova janela, onde aparecerão alguns links para
sites que o Internet Explorer escolheu como favoritos e dois botões com as opções "Adicionar" e "Organizar".
- Para adicionar o site ao directório de "Favoritos", "clique" sobre o botão "Adicionar". O Internet Explorer dar-lhe-á
a opção de escolher um nome para o link, que será imediatamente inserido no directório.
- Quando o directório de "Favoritos" já tem demasiados sites, começa a ser difícil encontrar os que pretende, por isso,
o melhor é organizá-los por categorias. "Clique" sobre o botão "Organizar" e aparecerá uma nova janela com quatro opções: "Criar
pasta" - para criar um subdirectório de "Favoritos"; "Mudar o nome" - para alterar o nome do directório, "Mover para pasta" -
basta escolher o site pretendido e movê-lo para uma pasta que criou; "Eliminar" - para eliminar sites e pastas de
"Favoritos".
Fazer compras sem ter que sair de casa e receber os produtos sem ter que se deslocar é uma das potencialidades mais úteis da
Internet. Tipicamente, o processo de compra desenrola-se da seguinte forma:
- Depois de fazer uma lista de produtos pretendidos, escolha o site de compras a que quer aceder (pode utilizar um
motor de busca para fazê-lo) e escreva o respectivo endereço (ou "clique" sobre o link apresentado pelo motor de busca) na
"Barra de Ferramentas" principal no topo da página.
- Seleccione os produtos e adicione ao "carrinho de compras" virtual.
- Seleccione a opção que permita efectuar a compra.
- Se nunca fez compras num determinado site, terá que preencher uma folha com os seus dados pessoais e ser-lhe-á
atribuída uma password para que nas próximas visitas não tenha que voltar a preencher a ficha.
- Escolha a forma de pagamento. Pode optar por: cartão de crédito, cujos dados terá que fornecer no momento da compra; cartão
multibanco ou outros, que variam consoante o site. Este, deverá conter todas essas informações e esclarecimentos à medida
que vai avançando no processo de compra.
Enquanto navega na Internet, poderá obter diversos tipos de ajuda. Há mesmo sites especializados em responder às dúvidas
dos cibernautas, por exemplo o "Ask Jeeves" (www.askjeeves.com). Mas as
formas de ajuda mais frequentes são:
Secção "Help"
A maioria dos sites tem uma secção de ajuda ("Help") para os visitantes. Normalmente, existe um botão localizado no topo
da página ou no final dela em que poderá "clicar" para aceder ao serviço. As informações são normalmente relativas ao
funcionamento da página e como aceder aos vários campos, mas podem ser ainda mais vastas; também é comum existir um serviço de
atendimento personalizado em que o utilizador tem a opção de contactar os responsáveis do site via e-mail. A secção
de ajuda dos portais, como o Yahoo! (www.yahoo.com), o Altavista (www.altavista.com) e o Sapo (www.sapo.pt), entre outros, é muito mais completa: está organizada por temas, por
áreas de pesquisa, etc.
Secção FAQ's
A sigla FAQ significa Frequently Asked Questions, ou seja, perguntas frequentes. As FAQ's poderão estar inseridas dentro
da secção de ajuda dos sites, ou serem uma secção autónoma. São uma lista de perguntas que os cibernautas colocam mais
vezes, com a respectiva resposta. Desta forma, diminui-se o tempo de resposta e evita-se o contacto via e-mail cuja
resposta não é, normalmente, imediata.
A Internet irá proporcionar ganhos de eficiência em todas as áreas da empresa desde que esse processo seja acompanhado por todos
os funcionários. Porém, de nada vale preparar todos os computadores da sua empresa para acederem à Internet se os seus empregados
não souberem utilizá-la. É imprescindível dar-lhes uma correcta formação e que eles se consciencializem da importância desta
ferramenta no mundo actual. Pense neste projecto como um profeta que irá pregar as vantagens deste meio. Faça com que seja
transmitido de forma convincente ou recrute alguém para o fazer. É muito importante que todos saibam como aceder aos sites,
como encontrar informações na Internet - através de motores de busca, portais, etc. -, como fazer downloads de
informação directamente para o computador, como imprimir conteúdos digitais para papel e como enviar e-mails, entre muitos
outros.
Para tal, basta que mude as formas de pensar e actuar tradicionais e exija que todos adiram ao mundo digital. Seja rigoroso com
isso, fornecendo-lhes a formação adequada, pois somente com uma revolução de mentalidades esta eficiência poderá dar frutos.
Exemplo: com um sistema de e-mail, quando solicitar à sua secretária uma reunião, para a parte da tarde de todos os
directores, a ela bastará enviar um e-mail colectivo, com "aviso de recepção" a solicitar a presença e, caso contrário, a
indicar a razão. Simples? Tão simples que poderá ser o director a fazer isso... Insista nas comunicações internas por e-mail.
Poupa papel, custos e demoras. Uma newsletter interna custará pouco e aliás, será realizada e distribuída apenas em
formato digital. Mas atenção: estamos a falar de novas tecnologias que o poderão ajudar a melhorar aquilo que faz bem. O seu
modelo de negócios deverá manter-se.
Glossário
- Cibernauta - Utilizador da Internet.
- Download - Traduzindo à letra, significa descarregar. Na prática, consiste em transferir dados em formato
digital da World Wide Web para um computador pessoal ou para qualquer outro dispositivo com acesso à Internet.
- Intranet - rede de comunicação informática interna de uma empresa. Só os empregados é que terão acesso aos seus
conteúdos online.
- Online - Ligado à Internet.
- Outsourcing - subcontratação de determinadas funções da empresa a entidades externas.
- Portal - Como o nome indica, é uma porta de entrada na Internet, que facilita a navegação, organizando os
sites. A partir de um portal, o cibernauta tem acesso às mais variadas áreas da Web. Também existem portais
especializados em determinados assuntos, que incluem apenas os sites com informações relacionadas com o mesmo tema.
- Website - Páginas na Web que constituem como que uma biblioteca de informação online a que se
pode aceder e navegar utilizando um computador preparado para aceder à Web ou outros dispositivos, como telemóveis, por
exemplo.
Bibliografia
- Gates, Bill; Negócios à Velocidade do Pensamento; Editora Temas & Debates; 1999.
- Slywotzky, Adrian; Morrison, David; How Digital Is Your Business; Crown Publishing; 2000.
- Milner, Annalisa; Navegar na Web; Editora Civilização; 2000.
- Browning, John; Tecnologias de Informação; The Economist Books; 2000.
Referências
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Autor: Portal Executivo
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