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Manual

Os requisitos de uma assistente eficaz

Índice

Introdução
Sabe organizar o arquivo
Sabe escrever cartas eficazes
Sabe estabelecer prioridades
Sabe dar apoio às reuniões
Sabe dar resposta às novas exigências
Conclusão


Introdução

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Advertência prévia: o termo «secretária» está fora de moda. Hoje, é usual utilizar-se a designação de «assistente». Esta alteração deve-se ao facto da função de secretariado ter um papel cada vez mais activo e importante para o funcionamento da empresa.

Longe vão os tempos em que ser secretária significava ter um trabalho solitário e pouco reconhecido que apenas visava cumprir tarefas rotineiras e de baixo valor acrescentado como o atendimento telefónico, a dactilografia de cartas, a marcação de viagens, ou até, o serviço de cafés. Hoje, pede-se a uma assistente eficaz que vá para além das tarefas rotineiras e seja capaz de estar preparada para qualquer imprevisto. Ela deverá ser a verdadeira «sombra» (no sentido positivo do termo) do seu director e o principal elo de contacto entre a empresa e o exterior. Necessitará, por isso, de ter competências de organização pessoal, uma grande flexibilidade, uma personalidade activa e cativante e o domínio de línguas estrangeiras bem como de informática na óptica do utilizador. De entre as tarefas específicas do secretariado, destacam-se as seguintes:


Sabe organizar o arquivo

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Um dos problemas diários mais importantes de uma assistente eficaz é o de saber fazer um bom arquivo, uma tarefa que requer boas capacidades de sistematização de processos e de organização pessoal. Um bom teste à funcionalidade de um arquivo consiste na facilidade de consulta por parte de outras pessoas. Existem quatro tipos clássicos de arquivo:
  • Alfabético - Organizado por cliente, fornecedor ou colaborador.
  • Numérico - Organizado por cliente ou fornecedor, sendo atribuído a cada um deles um número de ficheiro. Neste caso, é necessário ter uma lista de consulta do número atribuído a cada cliente.
  • Geográfico - Organizado por região, cidade, país e, de seguida, por ordem alfabética.
  • Por assunto - Organizado por assuntos alinhados por ordem alfabética.
Com o advento das novas tecnologias e, em particular da Internet, o arquivo electrónico tornou-se cada vez mais importante dado que permitirá libertar o escritório da papelada desnecessária. Também o arquivo em disquetes está claramente fora de moda. O ideal será usar um programa especifico de gestão de documentos ou recorrer aos programas mais simples e populares como as base de dados, as folhas de cálculo ou o mero correio electrónico.


Sabe escrever cartas eficazes

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A escrita deverá ser bem estruturada, por forma a não suscitar dúvidas ou falsas interpretações. A gramática e a pontuação deverão ser correctamente utilizadas. Existem algumas regras básicas que devem acompanhar qualquer tipo de correspondência:
  • Morada do remetente;
  • Número de telefone do remetente (caso este não esteja impresso na folha da empresa);
  • Referência ou assunto;
  • Data;
  • Nome e morada do destinatário;
  • Saudação ou entrada;
  • Corpo da carta;
  • Cumprimentos finais;
  • Assinatura;
  • Anexos;
  • Cópias;

Sabe estabelecer prioridades

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A assistente deverá saber administrar e estabelecer os assuntos prioritários que constituem a sua agenda e, sobretudo, as do seu superior hierárquico. Para não deixar escapar nenhum assunto importante, deverá:
  • Verificar periodicamente ambas as agendas;
  • Assegurar-se de que está tudo devidamente organizado para as reuniões.;
  • Certificar-se de que os documentos do dia anterior estão devidamente arquivados;
  • Separar e organizar o trabalho do dia;
  • Fazer o levantamento da correspondência e dos telefonemas urgentes;
  • Determinar prazos para a assinatura de cartas, cheques ou facturas;
  • Pôr em dia o trabalho atrasado;
A excelência do trabalho de uma assistente eficaz reside na arte de dar resposta aos assuntos rotineiros e despachar com celeridade e competência todos os imprevistos que vão surgindo ao longo do dia.


Sabe dar apoio às reuniões

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O estilo e o conteúdo das reuniões dependem muito da actividade e da própria cultura da empresa. Caso a reunião seja especial, por exemplo, com clientes privilegiados, é necessário que a sua secretária siga de perto as seguintes três fases da sua organização:
  • A fase preparatória: A sala deve ser reservada atempadamente e a sua assitente deverá certificar-se de que todos os intervenientes conhecem exactamente a sua localização. Ela deverá preparar toda a documentação inerente à realização da reunião e, caso faça sentido, incluir nesse material de consulta um capítulo relativo aos pontos que transitaram de uma reunião anterior. Independentemente do número de intervenientes, ela deve providenciar a encomenda de bebidas (sobretudo, água e cafés) e aperitivos. É ainda da responsabilidade da assistente inspeccionar todos os projectores, vídeos ou outros meios audiovisuais que serão utilizados durante a reunião, preparar as placas de identificação e colocá-las no local onde cada interveniente se deve sentar e acompanhar pessoalmente todos os arranjos decorativos.
  • No dia da reunião: É imprescindível confirmar algumas horas antes se a sala está devidamente equipada para receber os intervenientes. Para facilitar o bom andamento dos trabalhos, devem ser colocadas previamente canetas e papel em cima da mesa de trabalho. Quando os participantes começarem a chegar, deverá ser distribuída a agenda da reunião, caso isso seja uma política da empresa. Para a própria segurança da assistente é conveniente ter cópias de reserva de todos os documentos que foram preparados para a reunião. Ela deverá estar preparada para ajudar, de forma discreta, as pessoas que se atrasam, bem como fornecer todos os documentos adicionais pedidos pelos intervenientes. Se existirem intervalos, deverá encaminhar os intervenientes para o local adequado e mandar recolher os copos ou chávenas utilizados.
  • A fase posterior: Finda a reunião, a assistente deve, discretamente, aproximar-se do seu director para receber instruções imediatas. De seguida, deverá proceder à devolução de todo o material que tenha sido emprestado ou alugado e dedicar-se à elaboração das minutas do que foi discutido bem como à sua distribuição rápida aos participantes.

Sabe dar resposta às novas exigências

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A função de secretariado está a tornar-se cada vez mais exigente. As empresas esperam de uma assistente com uma grande dose de competência e de profissionalismo que assegure o domínio das seguintes áreas de especialidade:
  • Assuntos legais: É necessário que a assistente tenha uma noção geral do regime de contratos de trabalho e dos direitos e deveres dos trabalhadores. E, em caso de dúvidas, deve ter uma boa rede de contactos especializados que a possam aconselhar. Assim poderá fornecer uma ajuda preciosa ao seu chefe em relação a despedimentos, novos contratos, seguros, férias, faltas justificadas ou injustificadas.
  • Novas tecnologias: Já não basta saber processar texto. Os avanços tecnológicos do mundo empresarial exigem que as assistentes saibam lidar com os principais programas de computador e utilizar de forma eficaz a Internet. Caso não tenham competências específicas nesta área é forçoso que as ganhem rapidamente frequentando, por exemplo, cursos intensivos de formação.
  • Gestão financeira: Alguns directores delegam a gestão financeira quotidiana da sua empresa às assistentes. Estas têm, por isso, obrigação de conhecer o funcionamento dos cartões de crédito e de débito, saber analisar extractos bancários, pedir cheques de viagem, calcular câmbios e impostos ou mandar fazer transferências bancárias. Também ao nível do controlo de gestão se espera que uma assistente eficiente detecte eventuais irregularidades ou que alerte o seu director para os gastos excessivos ou inúteis.
  • Agências de serviços: A assistente deverá manter uma relação próxima com todas as prestadoras de serviços externas à empresa. São exemplos as agências de viagens, as empresas de aluguer de automóveis, as companhias aéreas; os hotéis, as empresas de serviços de limpeza ou restauração, etc. No caso das viagens será importante estar particularmente atenta a questões como os passaportes, os vistos, as vacinas, os horários, as tarifas ou as conversões monetárias.
  • Procedimentos comerciais: É essencial saber os processos burocráticos das diversas operações comerciais. Termos como guia de remessa, nota de encomenda, factura pró-forma, aviso de pagamento, letra de câmbio ou nota de crédito, devem constar do vocabulário de uma assistente eficaz. Estas devem ser o primeiro filtro no qual os directores podem confiar antes de enviar as facturas para pagamento.

Conclusão

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Em suma, enveredar por uma carreira de secretariado é bem mais difícil do que parece. Hoje as próprias empresas estão a mudar de atitude face a esta classe profissional, recompensando-as melhor e investindo na sua formação contínua. A imagem estereotipada da secretária elegante e vistosa, pronta a responder afirmativamente às ordens do chefe, está a dar lugar a uma nova geração de profissionais valorizadas pela sua competência e profissionalismo. Falta ainda quebrar o último tabu: na esmagadora maioria das empresas a função de secretariado ainda é um território exclusivo do sexo feminino.

  Bibliografia
  • Bercovici, Geneviève e Harache, Christine; Como ser uma secretária eficiente; 1996, Edições Cetop
  • Oldcorn, Roger; Iniciação à Gestão para a Secretária Profissional; 1996, Edições Cetop
  • Bourasseau, Denise e Moracchini, Françoise; Secretária Hoje, Assistente Amanhã; 1996, Edições Cetop
  • Hughes, Vera e Christina; Manual da Secretária Profissional; 1995, Edições Cetop

Autor: Portal Executivo

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