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Manual

Como posicionar o seu site nos motores de busca

Índice

Introdução
Passo 1 - Determine o tipo de visitantes que quer atrair
Passo 2 - Escolha entre o método manual ou automático
Passo 3 - As ferramentas de software de apoio
Passo 4 - Os registos nos motores de busca nacionais
Conselhos úteis

Introdução

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Levar os cibervisitantes ao site de uma empresa é um dos grandes desafios do marketing da era da Internet. A publicidade, promoção, troca de banners e de hiperligações são alguns dos métodos usados, mas mais simples e mais barato é garantir uma boa colocação nas respostas a pesquisa por palavra nos motores de busca.

Os estudos provam que mais de 70 por cento dos acessos a um site de Internet são iniciados a partir dos principais motores de busca e é fundamental que, perante os biliões de páginas que actualmente estão online, o seu site fique posicionado entre os 10 a 20 primeiros resultados na pesquisa pelo termo ou nome que melhor define o seu negócio. Para o conseguir existem vários métodos possíveis, mas o primeiro passo é determinar qual o tipo de visitantes que quer atrair.

Passo 1 - Determine o tipo de visitantes que quer atrair

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O tipo de site, o âmbito nacional ou internacional e o objectivo de comércio, promoção ou institucional são factores que influenciam o tipo de público que interessa levar à página. Uma pequena empresa que não deseja realizar negócios com parceiros internacionais e que mantém apenas um site institucional não deve preocupar-se em registar o seu endereço nos milhares de motores de busca existentes. Mas, se a empresa se chama ADCDEF, ou vende um produto com esse nome, certamente que lhe agrada que numa pesquisa a página apareça entre os primeiros resultados apresentados.

Os factores determinantes da escolha a fazer são:
  • Tipo de site
    • institucional - para os sites institucionais interessa levar pessoas que procuram produtos e serviços que a sua empresa vende, com uma linguagem que se adapte ao tipo de cultura de empresa que mantém. Este site deve estar bem posicionado nos motores de busca em relação ao nome da empresa, tipo de negócios e nomes de produtos.
    • comercial - numa página cujo objectivo é vender produtos é obrigatório que o posicionamento no motor de busca seja um dos primeiros em relação ao tipo de produtos que comercializa, marcas, nome da empresa. Aqui pode justificar-se a compra de um tipo de serviço especial que alguns motores de busca oferecem, que é a listagem separada na página de respostas.
  • Âmbito geográfico
    • nacional - se não tem pretensões de conseguir negócios internacionais deve apostar mais em registar o seu site nos motores de busca locais, mas não esquecendo os principais pesquisadores mundiais já que muitos dos utilizadores que lhe interessam podem usá-los. Mas, não valerá a pena provavelmente gastar tempo e paciência e inscrever o site num motor de busca da Polinésia.
    • internacional - para abrir as portas a visitantes de vários países, mesmo que sejam de origem portuguesa, tem de contemplar a inscrição do site nos maiores pesquisadores internacionais, mas também nos motores de busca principais das áreas geográficas a que quer chegar. Se lhe interessam os visitantes da Galiza procure qual o motor ou motores de busca mais usados na região. Porém, não se esqueça que terá de ter na página pelo menos uma versão em inglês.
  • Grau de especialização
    • generalista - para um site generalista a escolha dos motores de busca a utilizar deve seguir o critério dos mais utilizados.
    • especializado - se o seu site vende ou anuncia produtos ou serviços especializados tem de procurar se existem motores de busca especificamente dirigidos à comunidade que lhe interessa chegar.
Ainda assim, os motores de busca mais importantes não devem ser nunca ignorados, seja qual for o tipo ou âmbito do seu site. Os motores de busca nacionais são, naturalmente imprescindíveis, sobretudo o AEIOU, Terravista e SAPO. Nos pesquisadores internacionais ficam os mais importantes, considerados pelo maior número de visitantes mas também pela dimensão de páginas registadas, (por ordem alfabética): AltaVista; Ask Jeeves; Excite; FAST Search; Google; Inktomi; Lycos; Northern Light; Yahoo. Os motores de busca especializados dependem da área de especialização, de computador, de newsgroups, de informação médica, legal e científica, entre outras. No site Search Engine Watch pode encontrar diversas listas de motores de busca temáticos.

Passo 2 - Escolha entre o método manual ou automático

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Depois de escolhido o tipo de visitantes a atrair é preciso decidir como realizar o trabalho. As opções são entre fazer os registos um a um em cada motor de busca ou usar uma aplicação que de uma forma automática se encarregue de inscrever a sua página em vários sites. Claro que a escolha pelo método manual fica fora de causa se optou por um âmbito alargado de visitantes, mas é uma hipótese razoavelmente realizável se determinou que os principais motores de busca internacionais e portugueses são suficientes.

  A forma de registo depende também do modo de funcionamento dos motores de busca. Existem diferentes tipos de pesquisadores, os directórios e os crawlers e enquanto os primeiros utilizam o método manual para inscrever os sites, os segundos têm pequenas aplicações de software que percorrem sistematicamente os endereços de Internet à procura de páginas novas e fazem automaticamente o seu registo. Dois exemplos de diferentes métodos de indexar páginas eram o Yahoo!, um indexador, e o Google, um crawler, mas actualmente a tendência é para misturar as duas técnicas.

Assim, a maior parte dos motores de busca aceita registos ao mesmo tempo que utiliza sistemas inteligentes que percorrem a Internet à procura de nova informação, visitando alguns apenas os sites "conhecidos" por registos prévios para os actualizar.

Passo 3 - As ferramentas de software de apoio

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Diversas empresas desenvolveram formas de realizar registos automáticos e existem algumas com utilização gratuita para um número limitado de motores de busca ou durante um tempo determinado. É preciso verificar que as versões freeware devem ser consideradas quase de teste, já que não é só o número de pesquisadores que interessa, mas também quais os motores de busca que escolhe e naturalmente nestas versões o alcance de importância também é menor.

Algumas das aplicações disponíveis são:

  • GetFound -o software é gratuito, mas os seus criadores não dão suporte e não aceitam reclamações. É possível fazer o download do software no site o que, segundo informação publicada, garante o registo em mais de 2.400 páginas, mas não refere de que tipo.
  • WebPosition Gold - é uma das aplicações mais conhecidas que adiciona serviços ao registo do site. Uma das melhores características é a possibilidade de analisar o site e dar conselhos sobre a melhor forma de o posicionar nos motores de busca, garantindo uma maior eficácia. Existe uma versão de demonstração gratuita, mas a aplicação completa custa 149 dólares (cerca de 150 euros) na versão standard e 349 dólares (cerca de 350 euros) na edição profissional.
  • WebSeed -definindo-se como líder na área de posicionamento nos motores de busca, a empresa considera que a escolha das palavras-chave que ajudam a que o seu site seja um dos mais referidos nas procuras é uma "ciência". Além do registo convencional nos motores de busca o WebSeed oferece também referências em 250 sites, que serão pagos por cada visitante que atraírem à sua página.
  • Xpress Submit.com - Tal como o nome indica, este é um serviço online que oferece diferentes possibilidades de registo automático de sites consoante as necessidades dos utilizadores. Assim, é possível optar pelos pacotes:
    • Starter Pack que permite a submissão de 4 websites em 25 motores de busca por 40 dólares por mês (cerca de 40 euros)
    • The Entrepreneur, que inclui a possibilidade de submeter 8 websites por mês, registados em 50 motores de busca por 50 dólares por mês (cerca de 50 euros)
    • The Executive, um pacote que permite registar até 12 sites por mês em 200 motores de busca e garantindo ainda um relatório semanal detalhado pelo preço de 70 dólares por mês (cerca de 70 euros)
    • The Professional, para submissão de 20 websites em 400 motores de busca. O cliente recebe ainda relatórios semanais detalhados sobre a inscrição dos sites e mensais sobre o posicionamento nos motores de busca. O custo é de 120 dólares por mês (cerca de 120 euros)
    • The Fortune 500, que contempla a inscrição de 40 websites por mês em 600 motores de busca e ainda relatórios semanais sobre os registos e quinzenais sobre o posicionamento nos motores de busca. O custo é de 300 dólares por mês (cerca de 300 euros)
    • The Fortune 1000, este é o pacote mais avançado oferecido pelo Xpress Submite, incluído o registo de 60 websites por mês em 1100 motores de busca. Este serviço inclui também relatórios semanais sobre as inscrições e o posicionamento nos motores de busca. A empresa garante também uma lista das palavras-chave mais adequadas aos sites registados e uma análise às páginas com sugestões de melhorias. O custo é de 600 dólares por mês, ou cerca de 600 euros.
Apesar de vantajosa, a utilização destas aplicações tem algumas limitações, nomeadamente o facto de não garantirem a inscrição em nenhum motor de busca português.

Passo 4 - Os registos nos motores de busca nacionais

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O método manual é o mais aconselhável para o registo nos motores de busca portugueses, onde a inscrição de qualquer site de empresas que funcionem em Portugal é fundamental. O método usado pelos principais pesquisadores portugueses é diferente:
  • AEIOU - autoriza a introdução dos URLs pelos utilizadores através do preenchimento de um formulário gratuito, no qual o utilizador define quais os directórios em que o seu site deve constar. No final é atribuída ao gestor do site uma password para que possa de futuro fazer alterações no registo.
  • Terravista - O Terravista permite a inscrição de URLs no seu directório através de dois métodos diferentes: a Submissão normal, gratuita que pode demorar entre 3 e 4 semanas, e a Submissão Expresso, que custa 18 euros mas garante a introdução na lista de sites num prazo máximo de 2 dias, além de um destaque durante 30 dias com o ícone "Novo"
  • SAPO - o motor de busca mais utilizado em Portugal começou por reunir endereços de sites de forma manual e por inscrição, mas agora usa também a tecnologia de crawler do Google. Continua a permitir a inscrição de sites manualmente, através de um formulário que é depois validado pela equipa do SAPO antes de ser inscrito no directório. Normalmente demora 24 horas.

Conselhos úteis

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Se optar por fazer todos os registos manualmente, siga algumas recomendações para não errar na escolha das melhores formas de posicionar o seu site:
  • Escolha os motores de busca mais importantes em número de visitantes e também os mais utilizados como fonte de dados nos principais portais. Não esqueça também os motores de busca nacionais.
  • Escolha as melhores palavras-chave, ou keywords, determinando quais são as que as pessoas mais utilizam numa pesquisa relacionada com o produto ou serviço que oferece na sua página. Para isso pense nas palavras que melhor definem o seu site e faça alguma pesquisa entre os clientes e também nas páginas da concorrência.
  • Estabeleça prioridades nas palavras-chave. Alguns registos têm limites no número de palavras aceites, pelo que deve colocar primeiro as mais importantes, evitando assim que sejam "cortadas".
  • Tome atenção ao design. Se o seu site tem na página inicial apresentações em Flash ou Java é provável que seja ignorado pelos crawlers ou spiders dos motores de busca. Quando inscrever o seu site dê o endereço das páginas onde está a informação e repita as palavras-chave algumas vezes.
  • Use as suas palavras-chave no endereço do site, no nome da página e insira a informação em metatags embebidas no código HTML da página.
  • Não use palavras-chave referentes a produtos, serviços ou informação que não esteja na sua página, mesmo que considere que estas podem atrair muito tráfego. Corre o risco de desiludir os utilizadores.
  • Mantenha pelo menos uma versão bilingue da página se inscrever o site em motores de busca internacionais, em inglês ou noutra língua que lhe interesse, para que esta seja compreensível pelos visitantes.
  • Faça testes de resultados depois de registar a página e altere a informação introduzida se perceber que algo não funcionou correctamente.
  • Mantenha a página actualizada e com informação interessante para os utilizadores, ou estes não regressarão.
A inscrição de um site nos motores de busca é apenas um dos passos que determina o seu sucesso. Outros factores não podem ser descurados, como formas de marketing que podem incluir também a aquisição de um posicionamento destacado em alguns dos motores de busca. O Altavista, o Excite e o Google, entre outros, já começaram a fazer este tipo de promoção que mediante a compra de palavras-chave destaca a informação relativa a um determinado cliente.

Glossário
  • Banner: publicidade exibida na Internet em formatos pré definidos de forma a ser enquadrada nas páginas.
  • crawlers ou spiders: pequenas aplicações que visitam os sites conhecidos e recolhem informação para os motores de busca.
  • freeware: aplicações de utilização gratuita, diferente do shareware para o qual se paga uma taxa.
  • metatags: informação embebida no código HTML das páginas de Internet.
  • password: palavra chave.
  • URL - Uniform Resource Locater: endereço único de um site de Internet.
Referências

Autor: Fátima Caçador / Casa dos Bits

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