Subscreva a nossa Newsletter
Pesquisar
home > Manuais de Gestão > Recursos Humanos

Como introduzir o employeeship na empresa

Índice

Introdução
Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa
Passo 2 - Saiba o que é a cultura employeeship
Passo 3 - Aprenda a ter "bons" empregados
Passo 4 - Implemente uma cultura employeeship na empresa
Passo 5 - Implemente projectos à luz do employeeship

Introdução

Para assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento de uma empresa, não basta que os proprietários e gestores unam esforços. É necessário o empenho total de todos os empregados. A energia deve ser orientada para a resolução dos problemas e não apenas para os indicar ou encontrar bodes expiatórios.

A boa liderança é uma condição necessária para fazer com que as pessoas dêem o melhor de si mesmas, mas raramente é suficiente. O pessoal de uma empresa funciona melhor se se aplicarem princípios do trabalho em equipa. O sucesso de uma organização deriva do colectivo "vestir a camisola", de haver uma cultura de employeeship, um conceito desenvolvido por Claus Møller.

Os especialistas enfatizam, cada vez mais, a necessidade de reconhecer que as pessoas representam o bem mais importante de uma empresa e que os funcionários têm um melhor desempenho quando dispõem de mais poder para agir. Nesta nova perspectiva o empowerment tornou-se numa palavra-chave. Muitas empresas enfrentam sérias dificuldades em tornar o empowerment numa realidade porque não basta transmitir responsabilidades aos empregados, é necessário haver uma resposta positiva. Os empregados devem ousar, desejar e tomar a iniciativa de assumir responsabilidades.

É aqui que surge o conceito de employeeship que não é mais do que ajudar um empregado a desenvolver-se por sua própria iniciativa. O desenvolvimento pessoal é um pré-requisito para o desenvolvimento da empresa como um todo. Quando a empresa dá oportunidades para o desenvolvimento pessoal, pode atrair e reter empregados competentes e criar um ambiente em que todos estão motivados para dar o melhor de si.

Passo 1 - Conheça as vantagens do employeeship para a empresa

Uma empresa que segue a política do employeeship está mais bem preparada para vencer a concorrência e responder às exigências das pessoas internas e externas à empresa. Uma empresa employeeship tem as seguintes vantagens:

Passo 2 - Saiba o que é a cultura employeeship

Quando todos os empregados se encontram empenhados na sobrevivência e desenvolvimento da empresa, esta possui uma cultura employeeship. Desta cultura fazem parte três aspectos fundamentais:

Passo 3 - Aprenda a ter "bons" empregados

Uma empresa que adopta o employeeship como política ultrapassa o conceito do empowerment, porque os seus gerentes delegam activamente poder e responsabilidades aos funcionários e estes querem assumir o poder e a responsabilidade para o seu próprio desempenho mas também para os resultados da empresa.

Para conseguir a excelência no employeeship, é necessário: Mas os próprios funcionários da empresa podem desenvolver por si mesmo a sua política de employeeship adoptando, por exemplo, as seguintes atitudes: Ao dar o melhor de si mesmo não é apenas a empresa que beneficiará, os maiores benefícios irão para o próprio funcionário.

Passo 4 - Implemente uma cultura employeeship na empresa

Os gestores podem organizar um programa para o desenvolvimento de uma cultura employeeship numa empresa. Para o desenvolvimento de uma cultura sólida de employeeship podem ser seguidos sete passos, cuja adopção deve ter em conta as especificidades de cada empresa, o seu mercado e a sua envolvente. É identificado o estilo de gestão dominante e, se necessário, são iniciados programas com os seguintes objectivos:
  • A "caixa de ferramentas": Desenvolve-se uma "caixa de ferramentas" employeeship. Esta deve conter a filosofia employeeship da empresa, os seus objectivos, políticas e estratégias. Deve conter também inspiração, ferramentas e métodos concretos para o desenvolvimento do employeeship a todos os níveis.

  • Passo 5 - Implemente projectos à luz do employeeship

    Para implementar um projecto, ou seja, concluir algo com eficácia ou atingir o objectivo fixado é necessário: Glossário Bibliografia Referências

    Autor: PME Negócios