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Vantagens de elaborar e comunicar a missão da empresa

Índice

Introdução
Passo 1: Conheça as razões para comunicar a missão da sua empresa
Passo 2: Saiba o que deve constar na declaração de missão
Passo 3: Identifique os erros que podem fazer fracassar a declaração de missão
Passo 4: Como elaborar a declaração de missão

Introdução

Num cenário de crise real e "psicológica" instalada na economia portuguesa, e não só, saber para onde vamos, quem somos e o que fazemos, é crucial para que as empresas consigam ultrapassar tempos conturbados e que exigem maior capacidade de gestão.

Uma empresa não se define apenas pelo seu nome, normas e estatutos. Tanto em momentos de crise, como em épocas de bonança, é importante nunca esquecer a razão da existência da sua empresa. Não apenas, você que toma as decisões, mas todos os que fazem parte dela.

Definir a missão empresarial e fazer entendê-la, interna e externamente, é um dos grandes desafios que se coloca a quem lidera os destinos de uma empresa.

Passo 1: Conheça as razões para comunicar a missão da sua empresa

Ao nível interno, a declaração de missão deve permitir à equipa que faz parte dela, entender de uma forma clara o que é a empresa onde trabalham e a sua razão de ser.

A missão deve ainda, em último grau, conseguir transmitir quais são os objectivos que a equipa deve atingir e ao mesmo tempo incentivar o empenhamento para os alcançar.

A declaração de missão deve estar associada a metas organizacionais atingíveis e baseada em factores de sucesso identificados de uma forma clara por todos, de modo a que assuma um papel orientador de toda a organização.

Ao nível externo (clientes, fornecedores e sociedade em geral) a declaração de missão da empresa contribui de uma forma positiva para imagem desta junto dos públicos externos e na fidelização dos clientes. Por exemplo, marca britânica de cosmética natural Body Shop tem se distinguido em várias partes do mundo e conquistado clientes, através da defesa dos seus valores e objectivos claramente expressos na sua missão empresarial.

Ao definir a missão da sua empresa será mais fácil delimitar quais são os objectivos que pretende atingir, bem como a estratégia que terá de delinear para o conseguir. Sendo para isso, necessário analisar com atenção os factores críticos de sucesso antes de pôr em execução o seu plano de acção. Ou seja, ter presente que a "razão de ser da sua empresa" irá ajudá-lo a estabelecer qual o rumo a seguir.

Passo 2: Saiba o que deve constar na declaração de missão

Mas para que a missão seja entendida na sua totalidade é fundamental que os objectivos definidos sejam realistas e expressos numa mensagem clara e credível. Esta deve ser facilmente perceptível tanto pelos públicos internos como os externos.

A declaração de missão deve expressar o objectivo fundamental da empresa de modo a inspirar todos os que trabalham nela. Além disso, deve reflectir aquilo que a empresa pretende "ser".

Por último, deve referir de forma clara e objectiva os valores da empresa de modo a orientar os comportamentos de todos os que fazem parte dela.

Partindo deste pressuposto, o gestor ou a equipa responsável pelo desenvolvimento da declaração de missão, deve ter presente que esta deve reflectir os seguintes princípios:

Passo 3: Identifique os erros que podem fazer fracassar a declaração de missão


Passo 4: Como elaborar a declaração de missão

Cabe ao responsável de topo da empresa fazer uma declaração prévia sobre a sua percepção dos valores, cultura, objectivos e estratégia da empresa. Este documento deve servir de base para a discussão entre a equipa de gestão responsável pela realização da declaração de missão.

Para que não haja riscos de que o resultado final seja uma declaração de missão demasiado elaborada ou que reflicta um equilíbrio débil entre as diferentes opiniões dos gestores, é importante ter em mente que a declaração final deve poder ser resumida numa frase clara e com impacto junto dos públicos.

Assim: A maior parte das declarações de missão de empresas inclui os seguintes dados: Antes de decidir que é necessário tornar pública a missão da empresa verifique se é a altura certa para o fazer e se a declaração final reúne o consenso de toda a equipa responsável pela sua execução.

Glossário: Bibliografia

Autor: PME Negócios