Subscreva a nossa Newsletter
Pesquisar
home > Manuais de Gestão > Planeamento e estratégia

É mais importante chegar primeiro ou aprender com a concorrência?

Índice

Introdução
Os obstáculos
Cautelas a ter antes de avançar
As vantagens de aprender com a concorrência
O perfil do empreendedor
Conclusão


Introdução

Para um empreendedor a decisão de lançar uma ideia de negócio ou de alterar o actual negócio são verdadeiros dramas. É nestas alturas que se instala o pânico e a incerteza.

Quem tem uma ideia inovadora não quer ser o segundo a chegar mas também se arrisca ao entrar em terreno lamacento onde ainda ninguém mais entrou. A verdade é que a inovação por si só não garante sucesso.

Já no caso das empresas que pensam mudar de rumo. É que a velha máxima de que "se está tudo a correr bem não mude nada" já está desactualizada e quem assim pensa arrisca-se a acordar um dia e estar completamente desactualizado. É o ritmo a que o mundo dos negócios evolui nos dias que correm.

Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a inovação é uma saída para muitas pequenas e médias empresas (PME). Só inovando conseguem por vezes superar as suas dificuldades e dar início a um processo de crescimento económico. A OCDE refere que 30% a 60% das PME são inovadores, mas depois constata que muitas delas não conseguem ultrapassar as barreiras que encontram pelo caminho.


Os obstáculos

Os obstáculos com que os empreendedores se batem para levar a sua ideia de negócio à prática podem ser de ordem externa ou interna. Os obstáculos vindos do exterior são normalmente os primeiros a minar o caminho das empresas. Há ainda uma resistência à introdução da inovação e à mudança dentro da própria empresa.


Cautelas a ter antes de avançar

Apesar dos erros cometidos, avançar primeiro pode determinar o sucesso de um projecto. Por isso, antes de avançar, os empreendedores devem tomar algumas precauções:


As vantagens de aprender com a concorrência

Ainda assim, há quem prefira esperar pelo impacto de uma ideia no mercado. Desta forma os empreendedores têm a vantagem de:


O perfil do empreendedor

De qualquer forma, antes do lançamento de um projecto é também importante saber se os empreendedores têm o perfil adequado para fazer vingar a ideia. Antes de avançar para um projecto o empreendedor deve confrontar-se com as seguintes questões:


Conclusão

Avançar ou não para um novo negócio ou para uma mudança no actual depende: Não é uma decisão que possa ser tomada de ânimo leve e o empreendedor deve, por isso, procurar reunir ideias e opiniões daqueles que o rodeiam e que estarão também, eventualmente, envolvidos no projecto. É necessário que as condições a esses três níveis sejam favoráveis.

E como a incerteza vai pautar todo o processo, o empreendedor deve ter uma grande capacidade de argumentação e de decisão. Convença-se à partida que "não se pode agradar a gregos e a troianos" e prepare-se para uma grande dose de criticismo e cepticismo.

Esta não é uma decisão nada fácil. Deve equilibrar o arrojo e a cautela. Acha que consegue?

Bibliografia

Autor: Webtexto