Subscreva a nossa Newsletter
Pesquisar
home > Manuais de Gestão > Logística

Vantagens e desvantagens de subcontratar a armazenagem

Índice

Introdução
Que actividades subcontratar?
Vantagens da subcontratação
Desvantagens da subcontratação
Como tomar a decisão


Introdução

A opção de confiar a terceiros a realização de algumas operações (subcontratação) é economica e tecnicamente coerente com a procura de uma melhor produtividade global na cadeia logística. Esta tendência foi inicialmente dificultada pela ausência de parceiros especializados e competentes no mercado. Este problema já não se verifica actualmente com o aparecimento de diversos operadores logísticos, que se especializaram num grande número de actividades de manutenção, transporte e armazenagem.

Numa primeira fase, as organizações mais evoluídas esforçaram-se por automatizar as divisões da empresa encarregadas das operações logísticas. Posteriormente, muitas optaram pelo recurso a prestadores de serviço nestas áreas.

A subcontratação não deve ser vista como uma solução de recurso que permite responder a imprevistos conjunturais. É uma opção estratégica definida pelos gestores com vista, por exemplo, à melhor afectação dos capitais disponíveis para os investimentos em áreas críticas do seu negócio.


Que actividades subcontratar?

As principais actividades logísticas que podem ser subcontratadas são as seguintes: gestão de materiais, armazenagem, transporte, distribuição e entregas. No caso concreto da armazenagem, podemos salientar as seguintes operações: Assim, quando uma empresa segue a opção da subcontratação da armazenagem, fá-lo de acordo com um objectivo fundamental: delegar as missões que não correspondem à sua função essencial, para as quais não é a melhor qualificada nem a mais bem equipada para desempenhar.


Vantagens da subcontratação

Os principais benefícios oferecidos por um prestador de serviços de armazenagem, e que um fabricante pode aproveitar, são:


Desvantagens da subcontratação

Existem algumas barreiras que podem retardar e até mesmo inviabilizar uma estratégia de subcontratação. Eis as principais:


Como tomar a decisão

Uma vez ponderadas as vantagens e desvantagens relacionadas com a subcontratação, esta opção deverá ser seguida caso se verifiquem as seguintes condições: Bibliografia Referências

Autor: Portal Executivo