Subscreva a nossa Newsletter
Pesquisar
home > Manuais de Gestão > Informática e Telecomunicações

Como aumentar a produtividade da sua empresa com a Internet

Índice

Introdução
Passo 1 - Avalie o equilíbrio custo/benefício da ligação para os funcionários
Passo 2 - Estabeleça uma política de acesso à Internet
Passo 3 - Defina normas para a utilização do correio electrónico
Passo 4 - Escolha o software para implementar uma política de utilização de email e de Internet

Introdução

A Internet fez eclodir centenas de processos judiciais instaurados por empregados. O email desempenhou um papel proeminente nestas acções legais, incluindo muitos casos de assédio sexual e racismo, como resultado de piadas enviadas por correio electrónico.

  O direito sobre a Internet e o email é ainda confuso, mas os tribunais de vários países do mundo foram claros em relação a um determinado ponto; os empregadores que têm políticas de acesso à Internet e de utilização do email podem proteger-se a si próprios de muitas acusações.

  Por outro lado, uma política efectiva de utilização destas novas tecnologias pode ajudar os empresários a manter a integridade do sistema informático da sua companhia contra vírus e a evitar processos judiciais relativos à violação da propriedade intelectual, das leis anti-spam, assédio sexual, invasão da privacidade, despedimento sem justa causa e outros aspectos. Além disso, ajuda os funcionários a perceber quais as regras pelas quais devem reger a sua utilização destes meios electrónicos.

Passo 1 - Avalie o equilíbrio custo/benefício da ligação para os funcionários

Mas, tornar a Internet numa ferramenta de trabalho segura e produtiva exige uma combinação cuidadosamente gerida de tecnologia, normas de utilização e formação. Em geral, existem algumas questões básicas que necessitam de ser respondidas durante o processo de gestão da utilização da Internet para que os gestores de segurança e tecnologia criem o acesso mais abrangente aos recursos da forma mais eficiente possível:

  Entre outros componentes essenciais do controle da utilização da Internet, os principais são:

  Os gestores devem ponderar que quantidade de tempo de utilização pessoal da Internet pelo empregado é apropriada para uma determinada situação, de que forma é que vão equilibrar a utilidade e a segurança ou produtividade, bem como quais os recursos informáticos empresariais (tempo de funcionamento da máquina, largura de banda da rede, espaço de armazenamento de dados) que devem ser disponibilizados para a navegação na Internet, em comparação com outras necessidades na área das Tecnologias da Informação.

 

Passo 2 - Estabeleça uma política de acesso à Internet

A Internet é um meio extraordinário com grandes benefícios para os negócios e uso pessoal, quando utilizada de uma forma apropriada. A chave para gerir este fenómeno crescente consiste em estabelecer os fins, princípios e recursos necessários para alcançar o máximo ganho com o mínimo risco. Uma política de utilização da Internet e software indicado para administração da Rede das redes para que os funcionários cumprem as normas estabelecidas irá assegurar o sucesso da sua empresa. Eis de seguida, um esboço de uma política de acesso online:

 

Passo 3 - Defina normas para a utilização do correio electrónico

Da mesma forma, a criação de uma boa política de utilização do email pode proteger a sua companhia de várias formas:

Basicamente, uma política de utilização do correio electrónico deverá incluir todos os deveres e direitos relativos ao sistema de email da empresa:

 

Passo 4 - Escolha o software para implementar uma política de utilização de email e de Internet

Software de controlo de acesso à Internet

Apesar de o software de controlo de acesso à Internet (IAC - Internet Access Control) ter sido introduzido como um simples utilitário para bloquear o acesso a sites Web inconvenientes, este tipo de programas transformou-se numa das principais aplicações empresariais. Inicialmente, os empregadores instalavam o IAC para funcionar como uma protecção contra processos legais de assédio sexual derivado de pornografia online e outro material gráfico.

  Com o crescimento sustentado do número de utilizadores da Internet, porém passou a ser empregue como uma ferramenta de controlo da produtividade e nomeado como ferramenta de mercado de administração de acesso à Internet (IAM - Internet Acess Management). Mais ainda, com o recurso a sofisticadas funções de gestão de conhecimento - combinando filtragem dinâmica com bases de dados avançadas - e a sua inclusão na infra-estrutura empresarial, o software tende a disponibilizar a partir de agora melhorias a nível da produtividade na forma de Employee Internet Management (EIM).

  O software de IAC contém normalmente cinco componentes:

Em alternativa, a Pass-by emprega um único servidor de rede que regista todo o tráfego da rede ao investigar os conteúdos de todos os pacotes de rede TCP/IP para determinar o tipo de pedido de informação. Se o conteúdo é para ser bloqueado, é enviada um pedido final de mensagem ao servidor transmissor.

Software de segurança de email

Nesta secção encontram-se listados os diferentes tipos de programas de segurança do correio electrónico que podem ser utilizados para implementar a política de email da companhia. Para que a empresa esteja completamente protegida de ameaças de email, será talvez necessário utilizar um produto de cada categoria. Contudo, se o seu orçamento é apertado, um programa de filtragem de correio electrónico e um produto de disclaimer de email são os primeiros títulos em que se deve investir.

  Glossário

Autor: Miguel Caetano / Casa dos Bits