Subscreva a nossa Newsletter
Pesquisar
home > Manuais de Gestão > Administrativo e Economato

Como poupar electricidade no escritório

Índice

Introdução
Ponto 1 - Poupar na iluminação
Ponto 2 - Poupar nos computadores e equipamento electrónico
Ponto 3 - Poupar no ar condicionado e na ventilação
Ponto 4 - Poupar na copa
Ponto 5 - Poupar graças ao design e arquitectura do edifício

Introdução

Quase todo o equipamento de uma empresa exige consumo eléctrico. Nem todos consomem o mesmo mas todos juntos podem tornar os custos bastante elevados. Para escritórios, aqui fica um check-list de informação de onde poderá criar um pequeno manual a distribuir pelos departamentos. Poupar energia não é só reduzir custos, também é preservar o ambiente.

Ponto 1 - Poupar na iluminação

Muitos escritórios conseguem reduzir a iluminação, sem que isso afecte o nível de produtividade, eliminando até 15% dos custos na iluminação. Para o conseguir, basta:

Ponto 2 - Poupar nos computadores e equipamento electrónico


Ponto 3 - Poupar no ar condicionado e na ventilação


Ponto 4 - Poupar na copa

Muitas empresas têm, pelo menos, frigoríficos, máquinas de café e micro-ondas para os seus funcionários. Conhece o nível de consumo de cada um? Por vezes, o mais barato sai caro. Assim, a Comissão Europeia (CE) estabeleceu um conjunto de Directivas que obriga os fabricantes de electrodomésticos a colocar uma etiqueta classificando o consumo nos aparelhos que produzem. Utilize-os como ponto de referência.

Ponto 5 - Poupar graças ao design e arquitectura do edifício

Glossário Referências

Autor: PME Negócios