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Vantagens de elaborar e comunicar a missão da empresa |
Índice
Introdução
Passo 1: Conheça as razões para comunicar a missão da sua empresa
Passo 2: Saiba o que deve constar na declaração de missão
Passo 3: Identifique os erros que podem fazer fracassar a declaração de missão
Passo 4: Como elaborar a declaração de missão
Num cenário de crise real e "psicológica" instalada na economia portuguesa, e não só, saber para onde vamos, quem somos e o que fazemos, é crucial para que as empresas consigam ultrapassar tempos conturbados e que exigem maior capacidade de gestão.
Uma empresa não se define apenas pelo seu nome, normas e estatutos. Tanto em momentos de crise, como em épocas de bonança, é importante nunca esquecer a razão da existência da sua empresa. Não apenas, você que toma as decisões, mas todos os que fazem parte dela.
Definir a missão empresarial e fazer entendê-la, interna e externamente, é um dos grandes desafios que se coloca a quem lidera os destinos de uma empresa.
Passo 1: Conheça as razões para comunicar a missão da sua empresa |
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Ao nível interno, a declaração de missão deve permitir à equipa que faz parte dela, entender de uma forma clara o que é a empresa onde trabalham e a sua razão de ser.
A missão deve ainda, em último grau, conseguir transmitir quais são os objectivos que a equipa deve atingir e ao mesmo tempo incentivar o empenhamento para os alcançar.
A declaração de missão deve estar associada a metas organizacionais atingíveis e baseada em factores de sucesso identificados de uma forma clara por todos, de modo a que assuma um papel orientador de toda a organização.
Ao nível externo (clientes, fornecedores e sociedade em geral) a declaração de missão da empresa contribui de uma forma positiva para imagem desta junto dos públicos externos e na fidelização dos clientes. Por exemplo, marca britânica de cosmética natural Body Shop tem se distinguido em várias partes do mundo e conquistado clientes, através da defesa dos seus valores e objectivos claramente expressos na sua missão empresarial.
Ao definir a missão da sua empresa será mais fácil delimitar quais são os objectivos que pretende atingir, bem como a estratégia que terá de delinear para o conseguir. Sendo para isso, necessário analisar com atenção os factores críticos de sucesso antes de pôr em execução o seu plano de acção. Ou seja, ter presente que a "razão de ser da sua empresa" irá ajudá-lo a estabelecer qual o rumo a seguir.
Passo 2: Saiba o que deve constar na declaração de missão |
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Mas para que a missão seja entendida na sua totalidade é fundamental que os objectivos definidos sejam realistas e expressos numa mensagem clara e credível. Esta deve ser facilmente perceptível tanto pelos públicos internos como os externos.
A declaração de missão deve expressar o objectivo fundamental da empresa de modo a inspirar todos os que trabalham nela. Além disso, deve reflectir aquilo que a empresa pretende "ser".
Por último, deve referir de forma clara e objectiva os valores da empresa de modo a orientar os comportamentos de todos os que fazem parte dela.
Partindo deste pressuposto, o gestor ou a equipa responsável pelo desenvolvimento da declaração de missão, deve ter presente que esta deve reflectir os seguintes princípios:
- A declaração de missão é o resultado dos consensos obtidos ao nível dos responsáveis com poder de decisão.
- A missão deve transmitir de uma forma eficaz os valores da empresa.
- No texto a ligação entre o comportamento e os valores defendidos pela cultura da empresa devem estar claramente identificados.
- A declaração de missão deve reflectir o estilo de liderança e os objectivos da empresa.
- A missão deve poder ser usada por um longo período de tempo, de preferência por alguns anos.
Passo 3: Identifique os erros que podem fazer fracassar a declaração de missão |
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- A declaração não deve ser longa, nem genérica.
- Não deve ser muito específica, para que não haja probabilidades de perder a actualidade face aos novos projectos desenvolvidos pela empresa.
- A declaração de missão deve reflectir as aspirações da empresa, mas sem correr os riscos de não passar de uma declaração de desejos bem intencionados.
- A declaração não deve ser imposta por um grupo influente no seio da empresa, sob pena de não ser interiorizada por todos.
- A missão não deve ser uma lista de metas a atingir. Ela deve ir mais além e conseguir maior intemporalidade.
- A declaração de missão exige uma discussão cuidada e que pode levar alguns meses até se chegar a uma conclusão. Por isso, não tenha pressa em definir uma frase que depois não consiga desempenhar o papel que está subjacente à missão da empresa.
- A missão não deve ser ideal, mas sim real e possível de atingir por todos os que irão desempenhá-la, ou seja a sua equipa.
Cabe ao responsável de topo da empresa fazer uma declaração prévia sobre a sua percepção dos valores, cultura, objectivos e estratégia da empresa. Este documento deve servir de base para a discussão entre a equipa de gestão responsável pela realização da declaração de missão.
Para que não haja riscos de que o resultado final seja uma declaração de missão demasiado elaborada ou que reflicta um equilíbrio débil entre as diferentes opiniões dos gestores, é importante ter em mente que a declaração final deve poder ser resumida numa frase clara e com impacto junto dos públicos.
Assim:
- Defina em primeiro lugar quais os objectivos da empresa.
- Analise os pontos fracos e fortes da sua empresa, bem como as ameaças e oportunidades externas.
- Não se esqueça que a missão da sua empresa deve contemplar as expectativas dos gestores, dos empregados, dos accionistas (caso os tenha), dos consumidores e de outros públicos externos importantes para a vida da empresa.
A maior parte das declarações de missão de empresas inclui os seguintes dados:
- Os clientes.
- Os produtos ou serviços.
- Os principais mercados.
- As convicções da empresa em relação aos seus empregados.
- A postura da empresa face à sociedade e a sua contribuição enquanto membro desta.
- Os limites geográficos, ou outros, nos quais a empresa a desenvolve a sua actividade.
- Definição dos objectivos económicos da empresa a longo prazo.
Antes de decidir que é necessário tornar pública a missão da empresa verifique se é a altura certa para o fazer e se a declaração final reúne o consenso de toda a equipa responsável pela sua execução.
Glossário:
- Cultura da empresa - Resulta dos valores, crenças, normas de comportamento, sistemas formais e informais de uma empresa. A cultura da empresa é o elo que liga todos os que fazem parte da organização. Deve ajudar a adaptação dos que entram e simultaneamente servir como elemento de coesão e de motivação do grupo/equipa.
Bibliografia- Villafañe, Justo; Imagem Positiva; Sílabo; 1998
- Cushway, Barry; Lodge, Derek; Organizações, Planeamento e Comportamento", Clássica Editora; 1998
- Stacey, Ralp; Pensamento Estratégico e Gestão da Mudança; Publicações Dom Quixote; 1998
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Autor: PME Negócios
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