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Manual |
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Vantagens e desvantagens dos vários meios publicitários |
Índice
Introdução
Ponto 1 - Vantagens e desvantagens dos meios publicitários
Ponto 2 - Meios de controlo
A sua empresa tem tudo preparado para entrar no mercado com um novo produto. A ideia é boa e a probabilidade de sucesso é alta. Mas agora falta o mais importante: mostrar ao público o que é. E o primeiro passo é preparar uma campanha de marketing e publicidade. Será esta campanha que vai ditar, em boa parte, o êxito pretendido. Nenhum dos meios que a seguir se apresentam pode ser encarado de forma semelhante, uma vez que todos possuem características e objectivos distintos. É fundamental adequar o meio ao objectivo pretendido.
Ponto 1 - Vantagens e desvantagens dos meios publicitários |
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Televisão
- Vantagens
- Meio audiovisual de grande impacto;
- Elevada eficácia com custo de contacto muito baixo;
- Excelente veículo para a demonstração do produto;
- Possibilita a cobertura a nível nacional, elevados níveis de qualidade e de penetração em todos os segmentos da população
- Grande flexibilidade: permite a selecção de vários períodos horários em programas distintos, com diferentes durações e sob a forma de patrocínio;
- Resultados rápidos em termos de cobertura e impacto.
- Desvantagens
- O tempo de vida de um spot televisivo é curto;
- Elevados custos de produção;
- Necessidade de orçamento elevado para um impacto mínimo;
- Obriga a um planeamento a longo prazo devido à saturação publicitária do meio;
- Dificuldade em alcançar um target muito específico.
Imprensa
- Vantagens
- Cobertura a nível nacional;
- Maior tempo de exposição da comunicação ao alvo;
- Possibilidade de contacto directo com o público;
- Grande flexibilidade em termos de regionalização, possibilidade de segmentação e variedade de formatos e localizações;
- Possibilidade de utilizar o receptor como veículo informativo;
- Não exige um orçamento elevado para um mínimo de impacto.
- Desvantagens
- Elevada repetição implica custos elevados;
- A fidelidade da audiência obriga a uma maior diversificação de suportes seleccionados para garantir um mínimo de cobertura;
- Elevado custo por contacto;
- Obriga a um planeamento a longo prazo devido à saturação publicitária e condicionamentos de ordem técnica:
- Baixos índices de cobertura em alguns segmentos da população.
Rádio
- Vantagens
- Custo por contacto muito baixo;
- Timings de produção curtos;
- Permite uma rápida concretização do planeamento devido à não saturação publicitária da maior parte dos suportes e características técnicas;
- Meio flexível que permite segmentar o público-alvo, "regionalizar", estar presente em várias durações e períodos horários específicos;
- Possibilita a obtenção de elevados índices de repetição;
- Elevada capacidade de exploração musical;
- Excelente meio no que respeita ao contacto directo com o público.
- Desvantagens
- Fraca demonstração e identificação com o produto;
- Proporciona níveis de cobertura muito baixos;
- Os elevados níveis de repetição provocam o rápido esgotamento da comunicação utilizada
Outdoor
- Vantagens
- Obtém elevados níveis de repetição;
- Não requer uma atitude de recepção do consumidor para entrar em contacto com ele;
- Excelente meio reminder da comunicação utilizada noutros meios, o que reforça os níveis de notoriedade;
- Grande flexibilidade em termos de regionalização, dimensão e forma (cartazes, painéis rotativos ou spectacolor, zepelins, etc.).
- Desvantagens
- Elevados custos de produção;
- Exige um planeamento a longo prazo devido aos necessidades técnicas de produção;
- Meio fraco para veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas.
Direct Marketing
- Vantagens
- Possibilidade de contacto directo e personalizado com o público-alvo;
- Elevada possibilidade de segmentação do alvo a atingir;
- A eficácia nos resultados obtidos consegue-se através da utilização de técnicas específicas de comunicação.
- Desvantagens
- Escolha limitada dos alvos a atingir;
- Condicionamentos técnicos de produção obrigam a um planeamento a longo prazo;
- Grandes lacunas de listagens em alguns segmentos populacionais.
Internet
- Vantagens
- Possibilidade de segmentação a nível comportamental;
- Possibilidade de comunicação interactiva;
- Rápida evolução ao nível de penetração;
- No futuro haverá a possibilidade de identificar em pormenor cada contacto.
- Desvantagens
- Ausência de dados rigorosos de audiência;
- Fraco nível de penetração.
Cinema
- Vantagens
- Meio de grande impacto;
- Proximidade da possibilidade do consumo;
- Possibilidade de presença não tradicional (corredores, átrios);
- Predisposição favorável do alvo.
- Desvantagens
- Fraco nível de penetração;
- Níveis de repetição muito baixos.
Estes meios são fundamentais para perceber até que ponto a mensagem "passou". Os estudos de audiência "medem" o conjunto dos indivíduos que contactam com um suporte publicitário ou o hábito de um alvo determinado ver/ler/ouvir determinado suporte ou meio. Existem várias formas de medir a audiência. Nos estudos tradicionais, a audiência é obtida através de um inquérito por entrevista. No caso da televisão, a audiência é registada em contínuo através da audimetria, ou seja, em vez da tradicional entrevista, este sistema baseia-se num microprocessador instalado nos lares de amostra, que está ligado ao televisor. Este, por sua vez, recolhe a informação do televisor e, através de uma linha telefónica, envia os dados para um centro de cálculo que os processa imediatamente. A activação do audímetro é feita individualmente por cada membro do agregado familiar, que possui um telecomando que é utilizado sempre que se inicia., altera ou finaliza a assistência da televisão.
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Autor: PME Negócios
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