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Manual

Vantagens e desvantagens dos vários meios publicitários

Índice

Introdução
Ponto 1 - Vantagens e desvantagens dos meios publicitários
Ponto 2 - Meios de controlo

Introdução

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A sua empresa tem tudo preparado para entrar no mercado com um novo produto. A ideia é boa e a probabilidade de sucesso é alta. Mas agora falta o mais importante: mostrar ao público o que é. E o primeiro passo é preparar uma campanha de marketing e publicidade. Será esta campanha que vai ditar, em boa parte, o êxito pretendido. Nenhum dos meios que a seguir se apresentam pode ser encarado de forma semelhante, uma vez que todos possuem características e objectivos distintos. É fundamental adequar o meio ao objectivo pretendido.

Ponto 1 - Vantagens e desvantagens dos meios publicitários

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Televisão

  • Vantagens
    • Meio audiovisual de grande impacto;
    • Elevada eficácia com custo de contacto muito baixo;
    • Excelente veículo para a demonstração do produto;
    • Possibilita a cobertura a nível nacional, elevados níveis de qualidade e de penetração em todos os segmentos da população
    • Grande flexibilidade: permite a selecção de vários períodos horários em programas distintos, com diferentes durações e sob a forma de patrocínio;
    • Resultados rápidos em termos de cobertura e impacto.
  • Desvantagens
    • O tempo de vida de um spot televisivo é curto;
    • Elevados custos de produção;
    • Necessidade de orçamento elevado para um impacto mínimo;
    • Obriga a um planeamento a longo prazo devido à saturação publicitária do meio;
    • Dificuldade em alcançar um target muito específico.

Imprensa

  • Vantagens
    • Cobertura a nível nacional;
    • Maior tempo de exposição da comunicação ao alvo;
    • Possibilidade de contacto directo com o público;
    • Grande flexibilidade em termos de regionalização, possibilidade de segmentação e variedade de formatos e localizações;
    • Possibilidade de utilizar o receptor como veículo informativo;
    • Não exige um orçamento elevado para um mínimo de impacto.
  • Desvantagens
    • Elevada repetição implica custos elevados;
    • A fidelidade da audiência obriga a uma maior diversificação de suportes seleccionados para garantir um mínimo de cobertura;
    • Elevado custo por contacto;
    • Obriga a um planeamento a longo prazo devido à saturação publicitária e condicionamentos de ordem técnica:
    • Baixos índices de cobertura em alguns segmentos da população.

Rádio

  • Vantagens
    • Custo por contacto muito baixo;
    • Timings de produção curtos;
    • Permite uma rápida concretização do planeamento devido à não saturação publicitária da maior parte dos suportes e características técnicas;
    • Meio flexível que permite segmentar o público-alvo, "regionalizar", estar presente em várias durações e períodos horários específicos;
    • Possibilita a obtenção de elevados índices de repetição;
    • Elevada capacidade de exploração musical;
    • Excelente meio no que respeita ao contacto directo com o público.
  • Desvantagens
    • Fraca demonstração e identificação com o produto;
    • Proporciona níveis de cobertura muito baixos;
    • Os elevados níveis de repetição provocam o rápido esgotamento da comunicação utilizada

Outdoor

  • Vantagens
    • Obtém elevados níveis de repetição;
    • Não requer uma atitude de recepção do consumidor para entrar em contacto com ele;
    • Excelente meio reminder da comunicação utilizada noutros meios, o que reforça os níveis de notoriedade;
    • Grande flexibilidade em termos de regionalização, dimensão e forma (cartazes, painéis rotativos ou spectacolor, zepelins, etc.).
  • Desvantagens
    • Elevados custos de produção;
    • Exige um planeamento a longo prazo devido aos necessidades técnicas de produção;
    • Meio fraco para veiculação de mensagens publicitárias sofisticadas.

Direct Marketing

  • Vantagens
    • Possibilidade de contacto directo e personalizado com o público-alvo;
    • Elevada possibilidade de segmentação do alvo a atingir;
    • A eficácia nos resultados obtidos consegue-se através da utilização de técnicas específicas de comunicação.
  • Desvantagens
    • Escolha limitada dos alvos a atingir;
    • Condicionamentos técnicos de produção obrigam a um planeamento a longo prazo;
    • Grandes lacunas de listagens em alguns segmentos populacionais.

Internet

  • Vantagens
    • Possibilidade de segmentação a nível comportamental;
    • Possibilidade de comunicação interactiva;
    • Rápida evolução ao nível de penetração;
    • No futuro haverá a possibilidade de identificar em pormenor cada contacto.
  • Desvantagens
    • Ausência de dados rigorosos de audiência;
    • Fraco nível de penetração.

Cinema

  • Vantagens
    • Meio de grande impacto;
    • Proximidade da possibilidade do consumo;
    • Possibilidade de presença não tradicional (corredores, átrios);
    • Predisposição favorável do alvo.
  • Desvantagens
    • Fraco nível de penetração;
    • Níveis de repetição muito baixos.

Ponto 2 - Meios de controlo

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Estes meios são fundamentais para perceber até que ponto a mensagem "passou". Os estudos de audiência "medem" o conjunto dos indivíduos que contactam com um suporte publicitário ou o hábito de um alvo determinado ver/ler/ouvir determinado suporte ou meio. Existem várias formas de medir a audiência. Nos estudos tradicionais, a audiência é obtida através de um inquérito por entrevista. No caso da televisão, a audiência é registada em contínuo através da audimetria, ou seja, em vez da tradicional entrevista, este sistema baseia-se num microprocessador instalado nos lares de amostra, que está ligado ao televisor. Este, por sua vez, recolhe a informação do televisor e, através de uma linha telefónica, envia os dados para um centro de cálculo que os processa imediatamente. A activação do audímetro é feita individualmente por cada membro do agregado familiar, que possui um telecomando que é utilizado sempre que se inicia., altera ou finaliza a assistência da televisão.

Autor: PME Negócios

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